A Clinton Global Initiative (CGI) e o Ibrawork promoveram um encontro em São Paulo para discutir soluções inovadoras no enfrentamento das mudanças climáticas. O evento, realizado na última quinta-feira (6), reuniu líderes empresariais, especialistas e representantes de diversos setores sob o tema “Desbloqueando Novas Ferramentas para Combater as Mudanças Climáticas: Inovação, Empreendedorismo e os Caminhos para o Futuro”.
Líderes globais focam em soluções climáticas
Greg Milne, CEO da Clinton Global Initiative (CGI), destacou a relevância do encontro. “Reunimos um grupo extraordinário de líderes. O trabalho realizado nesta semana lançou as bases para novas parcerias e ações concretas diante da crise climática”, afirmou.
A sessão de abertura foi conduzida por Thomas Law, fundador do Ibrawork, juntamente com Greg Milne. De acordo com Law, o evento representa um marco na cooperação internacional em busca de soluções sustentáveis.
O Brasil tem um papel estratégico na transição para uma economia mais verde e inclusiva. Acreditamos que, por meio da inovação e da colaboração entre os setores público, privado e social, podemos liderar soluções que não apenas protejam o meio ambiente, mas também promovam desenvolvimento humano e prosperidade compartilhada.
— Thomas Law, fundador do Ibrawork
Preparativos para a COP30
Inspirado nas reuniões anuais da CGI em Nova York, o evento marcou o início de discussões preparatórias para a COP30, conferência climática da ONU que será sediada no Brasil. Entre os participantes, estiveram o deputado estadual Fábio Faria de Sá, o secretário-executivo da AMPPESP, Bruno Oliveira, e o presidente do Ibrachina FC, Henrique Law.
Além disso, Thomas Law e Greg Milne moderaram os painéis “Soluções Sistêmicas para Inovação e Financiamento Climático” e “Abordagens Filantrópicas e Comunitárias para a Ação Climática: Foco na Agricultura Sustentável”.
Participação de especialistas
O primeiro painel contou com a participação de Michael Swords (Los Angeles Cleantech Incubator – LACI) e Christina Shim (IBM). Já o segundo painel teve como convidados Jim Andrew (PepsiCo), Philip Kauders (Courageous Land) e Lyana Latorre (The Rockefeller Foundation).
Para Thomas Law, as conexões formadas durante o evento fortalecerão os esforços conjuntos no combate às mudanças climáticas e inspirarão uma nova era de sustentabilidade global.
Novo vocabulário para o clima
O encontro também marcou o lançamento do livreto “The Neo-Industrial Revolution”, apresentado por Adam Met, ativista climático, professor da Universidade de Columbia e integrante da banda AJR. A publicação propõe um novo vocabulário e uma abordagem colaborativa para tratar das mudanças climáticas. O Ibrawork será responsável pela tradução e publicação da versão em português, que será distribuída em todo o Brasil.






