Home / Saúde / Dia Mundial do Diabetes: projeto promove esporte e saúde em cidades do RJ

Dia Mundial do Diabetes: projeto promove esporte e saúde em cidades do RJ

Dia Mundial do Diabetes: projeto promove esporte e saúde em cidades do RJ

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta sexta-feira (14), busca aumentar a conscientização global sobre a doença, que afeta cerca de 589 milhões de adultos no mundo, segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF). A principal forma de evitar o diabetes é a prevenção.

Projeto ‘Na Atividade’

Um projeto que acontece nas cidades de Itaguaí e Mangaratiba, na região metropolitana do Rio de Janeiro, tem se destacado por promover a prevenção do diabetes através do esporte e do acompanhamento da saúde dos participantes. Trata-se do ‘Na Atividade’, realizado pela Associação Encaminhando, com apoio da CRIAPE e incentivo do Ministério do Esporte por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

O projeto atende adultos com mais de 18 anos, de diversas faixas etárias, com atividades lúdicas e educativas. As ações incentivam a alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos, favorecendo a troca de experiências e a adoção de hábitos saudáveis.

O Projeto Na Atividade desempenha um papel ativo na conscientização e prevenção do diabetes através de ações contínuas de promoção da saúde. A iniciativa atende pessoas com idade acima de 18 anos, com turmas segmentadas por faixa etária: pela manhã, o foco é em idosos com mais de 60 anos, enquanto no período da noite o público é majoritariamente formado por jovens. Essa abordagem incentiva hábitos saudáveis para todas as idades.

— Cleverson Dutra, diretor de projetos da Associação Encaminhando

Ações de combate ao diabetes

O ‘Na Atividade’ promove diversas iniciativas focadas no combate ao diabetes, desde a prevenção e detecção precoce até a conscientização dos participantes. As principais ações do projeto incluem a aferição periódica da glicemia, a identificação de casos de hiperglicemia, atividades educativas e dinâmicas em sala de aula.

Em cada núcleo (Itaguaí e Mangaratiba), há profissionais de saúde, como técnicos de enfermagem, responsáveis pelo acompanhamento diário dos participantes, realizando medições de glicose e oferecendo orientações e monitoramento individual.

Todo o cuidado dedicado aos participantes do projeto visa incentivar uma vida mais saudável e apoiá-los no combate a doenças como o diabetes. Este acompanhamento é feito por profissionais de saúde e, em casos mais graves, os alunos são aconselhados a procurar o hospital mais próximo. Essa atenção periódica permite maior controle de doenças e estimula nossos alunos a adotarem hábitos mais saudáveis.

— Cleverson Dutra.

Dados da doença no Brasil e no mundo

A 11ª edição do Atlas de Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF) revela que, aproximadamente, 589 milhões de adultos (entre 20 e 79 anos) vivem com a doença no mundo.

Os dados do Atlas da IDF destacam que o Brasil ocupa a 6ª posição mundial em número de casos, com 16,6 milhões de adultos afetados, e é o terceiro em gastos relacionados à doença. A projeção de 24 milhões de casos até 2050 ressalta a urgência da situação. Além disso, cerca de 32% dos adultos com diabetes no país não têm diagnóstico, elevando os riscos de complicações e mortalidade.

Locais e horários do projeto

O Projeto Na Atividade conta com apoio do Governo Federal e funciona em dois núcleos:

  • Núcleo Itaguaí: Expo de Itaguaí, terças, quartas e quintas-feiras, das 7h às 9h e das 17h às 19h.
  • Núcleo Mangaratiba: Ciep 294, na Avenida Rio de Janeiro, Orla da Praia do Saco, segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h30 às 9h30 e das 18h às 20h.
Marcado:

Deixe um Comentário