Home / Saúde / Drauzio Varella: Documentário revela história em ‘A Vida é uma Maratona’

Drauzio Varella: Documentário revela história em ‘A Vida é uma Maratona’

Drauzio Varella: Documentário revela história em 'A Vida é uma Maratona'

Médico, escritor e comunicador, Drauzio Varella é tema do documentário “A Vida é uma Maratona”. A produção, que estreia em 17 de novembro no YouTube, revisita a trajetória do médico, que traduziu em linguagem simples temas sobre saúde, prevenção e longevidade.

Infância e carreira

Dirigido por Jeff Peixoto, Michel Souza e Thais Roque, o filme traça um paralelo entre a vida de Drauzio e a corrida. Desse modo, a narrativa vai desde a infância no Brás até a maratona de Berlim.

Reconhecido como uma das vozes da medicina brasileira, Drauzio reflete sobre os marcos de sua jornada, do combate ao câncer e à aids ao trabalho em presídios. Além disso, aborda a atuação como divulgador científico e a relação com o esporte.

A animação do pessoal me convenceu. A vida é uma maratona. Na maratona você não improvisa. Exige um longo processo de treinamento, disciplina, você tem que acreditar que aquilo é importante. De certa forma existe uma coisa assim na minha vida também, nas várias atividades às quais eu tenho me dedicado. Exige essa disciplina, essa persistência que a maratona obriga a gente.

— Drauzio Varella

Esporte como fonte de saúde

Aliás, o esporte é um tema central. Desde os anos 1980, Drauzio defende os benefícios da corrida para o corpo e a saúde mental. Em 2022, aos 79 anos, completou a Maratona de Londres e se tornou medalhista Six Majors, título concedido a quem conclui as seis principais maratonas do mundo.

Desafios e superação

Michel Souza, um dos diretores, destaca a similaridade entre a vida de Drauzio e uma maratona: “Foi surpreendente descobrir o quanto a vida dele se parece com uma maratona, o ritmo, os desafios, as dificuldades. Uma jornada com direito a aquele momento de dúvida que todo maratonista conhece: ‘Será que consigo chegar tão longe?’”.

Para Thaís Roque, a experiência foi transformadora: “Trabalhar com uma figura tão inspiradora quanto Drauzio foi um privilégio duplo: o de mergulhar em seu conhecimento e o de documentar uma vida de camadas tão complexas e profundas”.

Parcerias e legado

Regina Braga, esposa do médico há mais de 40 anos, também participa do filme. Ela comenta a importância do trabalho do marido e o orgulho de participar do projeto.

Ao longo da carreira, Drauzio construiu parcerias duradouras. O jornalista Fernando Vieira de Mello Filho, que o incentivou a levar sua voz à televisão, expressa a alegria de participar do longa. Paulo Garfunkel, compositor e roteirista, é responsável pela trilha sonora original.

Atividade constante

Aos 82 anos, o médico segue em plena atividade, entre palestras, livros, atendimento em presídios e corridas. “Se eu morrer também, pô, corri até os 82 anos, é um privilégio muito grande”, afirma Drauzio.

O filme, que estreia em 17 de novembro, às 17h, no canal do YouTube de Varella, tem patrocínio de RD Saúde, Olympikus, YouTube e Google.

Marcado:

Deixe um Comentário