A EMS anuncia o lançamento de BengPro, um novo anti-inflamatório tópico da linha Bálsamo Benguê, após dois anos de estudos sobre o comportamento do consumidor de analgésicos tópicos. Com ação 4 em 1 e disponível em versões gel e aerossol, o produto reforça o posicionamento da marca no território de “Eficácia com Cuidado”.
Nova fase de Bálsamo Benguê foca nas necessidades do consumidor
As pesquisas da companhia revelaram que o brasileiro, ao longo do ano, convive com diferentes tipos de dor, utilizando até três produtos distintos para tratar o problema, incluindo desde soluções naturais como arnica, até moléculas como o diclofenaco. Diante desse cenário, a EMS redesenhou a identidade de Bálsamo Benguê e aprimorou a comunicação de seus formatos. Além disso, criou uma régua de intensidade da dor nas embalagens, utilizando cores e submarcas para orientar o uso conforme a necessidade: Aliv (verde para dores leves) e Xtra (laranja para dores moderadas).
Bálsamo Benguê é uma marca tradicional, eficaz e que emite cuidado. No entanto, após as pesquisas, entendemos que precisávamos fortalecer esse elo ao simplificar a escolha no ponto de venda e traduzir melhor as diferentes intensidades de dor.
— Cínthia Ribeiro, diretora da Unidade de Negócios OTC da EMS
Um dos maiores desafios foi encontrar soluções que atendessem a essa necessidade, indo além das comunicações. As cores e a distinção entre Gel, Pomada e Aerossol não estavam claras para o consumidor, o que dificultava a escolha no ponto de venda. A partir de 2025, a empresa passou a comunicar, em campanhas de TV e materiais de ponto de venda, os formatos mais indicados para cada intensidade de dor. Para facilitar a compreensão, foi criada a régua de intensidade de dor nas cores verde, laranja e vermelho, com as submarcas Aliv e Xtra, garantindo que a proposta de cuidado e eficácia da marca fosse percebida de forma clara e visual.
BengPro: aposta para dores intensas e persistentes
Ainda em 2025, a EMS lança o novo BengPro, buscando atender consumidores que procuram um produto confiável dentro de uma marca já consolidada, agora com uma versão anti-inflamatória. Indicado para dores intensas e persistentes, o produto age diretamente na inflamação, reduzindo o tempo de recuperação e entregando alívio contínuo.
BengPro agrega à linha atual de Balsamo Benguê maior percepção de eficácia além do cuidado. Além disso, passa a oferecer o portfólio mais completo da categoria, atendendo a todos os tipos e intensidade de dores do consumidor brasileiro, reforçando nossa ambição de atingir a liderança de vendas no segmento.
— Cínthia, diretora da EMS.
Campanha de lançamento aposta em linguagem lúdica
Para comunicar o lançamento, a EMS investe em uma campanha publicitária criativa e de forte apelo visual. No filme “Pica-Pau”, a dor persistente é simbolizada por um pássaro que está bicando diferentes partes do corpo da personagem principal, representando de forma lúdica o incômodo contínuo. Quando o produto entra em cena, a ação do produto sob a pele é demonstrada, com as moléculas penetrando no local da dor e promovendo alívio e redução no tempo de recuperação. Ao final, o pica-pau desaparece, simbolizando o fim da dor e o retorno ao bem-estar.
A narrativa é finalizada com a assinatura “A dor para, você continua”, destacando o papel do BengPro como um aliado no cuidado muscular e articular, que entende a rotina do consumidor, reforçando a mensagem de que parar não é uma opção.
A linguagem visual da campanha traz um contexto moderno e uma estética cotidiana. Segundo Cínthia, os consumidores são, em sua maioria, pessoas comuns que enfrentam desafios diários como trabalho, filhos, casa, mercado e transporte público. Por isso, é importante representar as dores nos locais mais recorrentes em estereótipos que conversem com o público-alvo.
Além da campanha, a EMS prepara uma série de ações no ponto de venda, com treinamentos para balconistas e farmacêuticos, brindes e amostras para experimentação, fortalecendo a presença da marca nas farmácias e o vínculo com o shopper.
EMS busca liderança no mercado OTC
Com o relançamento, a EMS fortalece sua presença no mercado OTC, oferecendo um mix completo, novas embalagens e uma estratégia de preços integrada. Cínthia Ribeiro afirma que o movimento consolida Bálsamo Benguê como a única marca que investe consistentemente em comunicação e awareness na categoria, reforçando sua liderança e proximidade com o consumidor. A EMS continua ampliando seu portfólio de marcas OTC reconhecidas e reafirma seu compromisso com inovação, eficácia e cuidado acessível.






