Home / Transporte / JAQ Hidrogênio: autoridades visitam barco-escola na COP30

JAQ Hidrogênio: autoridades visitam barco-escola na COP30

JAQ Hidrogênio: autoridades visitam barco-escola na COP30

O JAQ H1, primeiro barco-escola do mundo preparado para operar com hidrogênio verde, atraiu autoridades durante a COP30, em Belém (PA). Governadores como Eduardo Leite (RS), Rafael Fonteles (PI) e Renato Casagrande (ES), além do presidente da Be8, Erasmo Battistella, estiveram a bordo nesta quarta-feira (12) para conhecer a tecnologia.

Vitrine tecnológica na COP30

Com 36 metros e infraestrutura para utilizar H²V, o JAQ H1 tornou-se uma vitrine tecnológica na COP30. O projeto já prepara propulsão híbrida para 2026 e geração de hidrogênio a bordo na etapa seguinte, posicionando o Brasil como protagonista no desenvolvimento de tecnologias para descarbonizar a navegação.

Durante a COP30, o JAQ Hidrogênio foi ponto de encontro para autoridades e empresários. Rafael Fonteles, governador do Piauí, Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, e Erasmo Batistella, presidente da Be8, visitaram o JAQ H1 pela manhã. À tarde, Renato Casagrande, governador do Espírito Santo, também esteve a bordo.

É extremamente realizador ver o que foi sonho virar operação real e justamente na COP30. O JAQ H1 entrega uma resposta concreta que tem impressionado quem visita e marca apenas a primeira etapa de um programa que contribui, de forma prática, para a transição energética. Ao avançarmos para gerar hidrogênio a bordo, com dessalinização de água integrada ao sistema, o Brasil se afirma como protagonista e criador de tecnologia neste segmento.

— Ernani Paciornik, idealizador do projeto e fundador do JAQ Hidrogênio

Nordeste e Sul a bordo do JAQ H1

Rafael Fonteles, governador do Piauí, apresentou o Plano Estadual de Ação Climática, que visa à neutralidade até 2050, com expansão da coleta e tratamento de esgoto e eliminação do desmatamento ilegal. Ele destacou a importância da iniciativa do JAQ Hidrogênio:

A iniciativa do JAQ Hidrogênio é muito positiva, pois materializa um debate de anos e mostra que projetos desse tipo podem ganhar escala. Fica claro que é viável substituir combustíveis fósseis por alternativas de baixo carbono na navegação.

— Rafael Fonteles, governador do Piauí

O Rio Grande do Sul tem atuado em duas frentes: mitigação de emissões e adaptação climática após eventos extremos. Além disso, o estado avança no hidrogênio verde, impulsionado por matriz eólica, hidrelétrica e solar, e pela demanda da indústria e da agropecuária.

A transição energética é fundamental. Estamos trabalhando de maneira ambiciosa o hidrogênio verde. É muito bom ver aqui uma aplicação direta do hidrogênio para a propulsão do barco e para a hotelaria. Isso representa oportunidade para o planeta.

— Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul

Espírito Santo e o Consórcio Brasil Verde

Renato Casagrande, governador do Espírito Santo e presidente do Consórcio Brasil Verde, ressaltou o papel do projeto para a transição no setor marítimo:

É uma alegria apresentar o trabalho do Espírito Santo em transição energética e adaptação climática e, ao mesmo tempo, conhecer uma embarcação que já utiliza o hidrogênio como combustível. Isso renova a esperança de vermos a navegação reduzir emissões em um modal essencial para o mundo. É muito positivo ver empresas se unindo para oferecer alternativas e discutir a descarbonização desse setor.

— Renato Casagrande, governador do Espírito Santo

Iniciativas empresariais e o futuro do hidrogênio

A Be8 apresentou na COP30 sua visão sobre o futuro do setor energético. Erasmo Carlos Battistella, diretor-presidente da empresa, destacou o papel do Brasil como referência mundial na transição energética:

O Brasil já é uma referência mundial na transição energética, com avanços no setor elétrico, em biocombustíveis e na preparação do país para ser um grande produtor de hidrogênio verde.

— Erasmo Carlos Battistella, diretor-presidente da Be8

Battistella também comentou sobre o projeto do JAQ Hidrogênio:

Tive uma excelente conversa com o Ernani e parabenizo pela iniciativa. Temos um grande desafio que é a transição energética no transporte marítimo. Projetos como o JAQ aceleram a adoção do hidrogênio, uma fonte renovável que pode ajudar decisivamente o setor.

— Erasmo Carlos Battistella, diretor-presidente da Be8

Marcado:

Deixe um Comentário