Home / Natal / Tinta-da-China Brasil: sugestões de livros para o Natal e férias

Tinta-da-China Brasil: sugestões de livros para o Natal e férias

Tinta-da-China Brasil: sugestões de livros para o Natal e férias

Está em busca de presentes para o Natal ou leituras para as férias? A Tinta-da-China Brasil apresenta uma seleção de livros para diversos perfis de leitores, desde os fãs de ficção e não ficção até os apaixonados por crônicas e memórias. São histórias que abrangem desde viagens de mulheres corajosas e descobertas afetivas na diáspora africana até as origens dos números e da matemática, culminando na obra completa de Ricardo Reis, que reúne toda a sua produção poética e prosa.

Clássicos e Descobertas Literárias para Presentear

Os títulos selecionados combinam com o ritmo das férias e são ótimas opções para presentear. Confira algumas sugestões:

  • Obra completa de Ricardo Reis, de Fernando Pessoa: Organizada por Jerônimo Pizarro e Jorge Uribe, esta obra reúne toda a prosa e poesia do heterônimo de Fernando Pessoa. O volume inclui textos inéditos de Reis, novas leituras dos versos e da prosa, além de imagens dos manuscritos.

Em 1935, Reis escreveu o poema “Vivem em nós innumeros”. Se dentro de Pessoa viveram inúmeras pessoas de Pessoa, dentro de Reis também viveram, de fato, inúmeros: o neoclássico antagonista do Integralismo Lusitano, o prefaciador de Caeiro, o médico semi-helenista, o tradutor de Safo e Aristóteles, o monárquico exilado — quiçá no Brasil —, o defensor da obra perfeita de Milton, o ensaísta interessado em sexualidade, ciência e religião, o crítico do “christismo”, o teórico de um novo ideal pagão, o espectador do mundo como se fosse um jogo de xadrez, o poeta da fugacidade do tempo e da aceitação calma do destino.

  • A descoberta dos números: uma aventura matemática, de Marcelo Viana: Este livro explora a história dos números, desde os primórdios da contagem até os algoritmos modernos. Marcelo Viana, diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), aborda o tema com clareza e entusiasmo.

Viagens e Reflexões

  • Antes do início, de Ernesto Mané: Em 2010, o físico paraibano Ernesto Mané embarca em uma jornada geográfica e afetiva para conhecer a família paterna na Guiné-Bissau. Quinze anos depois, ele transforma seu diário de viagem em uma obra literária.

Nas palavras do escritor e curador angolano Kalaf Epalanga, o livro é uma “obra rara”, em que “a grande tragédia africana é narrada na mesma frequência de autores como Ta-Nehisi Coates ou Mia Couto”.

  • Viagem no país da crônica, de Humberto Werneck: Uma coletânea de crônicas que retratam o Brasil de outrora e o mundo de todos os tempos, abordando temas diversos com a leveza e o charme característicos do gênero.
  • Mulheres viajantes, de Sônia Serrano: Este livro narra a história de mulheres que desafiaram convenções e viajaram sozinhas ao longo dos séculos, explorando o mundo e a si mesmas.
  • O turista aprendiz, de Mário de Andrade: Considerado um clássico da literatura brasileira de viagem, este livro ganha nova edição, apresentando o relato da expedição de Mário de Andrade à Amazônia.
Marcado:

Deixe um Comentário