Home / Indústria / Novo livro questiona modelo tradicional de apuração de custos

Novo livro questiona modelo tradicional de apuração de custos

Novo livro questiona modelo tradicional de apuração de custos

O modelo tradicional de apuração de custos e resultados pode estar prejudicando a competitividade industrial. Essa é a análise central do livro “Finanças para operações enxutas”, de Ricardo Borgatti, Roberto Aguiari e José E. Balian.

Por que o modelo tradicional falha?

Os autores, com vasta experiência em consultoria para operações de alta performance, identificaram que, mesmo com melhorias nos processos de produção, estoques e vendas, os relatórios financeiros frequentemente mostram aumento de custos e queda de lucro. No entanto, o caixa da empresa apresenta melhoras. Essa contradição aponta para falhas no modelo tradicional de apuração de custos, que já não atende às necessidades do mercado atual.

Segundo os especialistas, esse modelo inadequado pode levar a decisões que impactam negativamente a competitividade industrial ao longo do tempo. Diante desse cenário, Borgatti começou a utilizar e aprimorar o método Lean Accounting para alinhar e dar suporte às finanças na implementação de projetos de melhoria de performance.

O que é Lean Accounting?

O Lean Accounting é uma abordagem que visa transformar a contabilidade gerencial nas indústrias, a fim de otimizar a tomada de decisões. Além disso, essa metodologia se concentra na criação efetiva de valor para o cliente e para o negócio.

… identificando uma série de armadilhas do sistema de custeio tradicional, que impedem o verdadeiro entendimento das contribuições de ganho com foco no fluxo de valor, e propondo alternativa de análises com abordagens diferentes para diferentes momentos de tomada de decisão.

— Ricardo Borgatti, Roberto Aguiari e José E. Balian, autores de “Finanças para operações enxutas”, p. 94-95

A obra também reforça a importância de um novo método e de um conjunto de indicadores de medição do resultado financeiro que sejam práticos, rápidos, ágeis e voltados para o atendimento da demanda real dos clientes, com o uso inteligente da capacidade disponível.

Principais temas abordados

Entre os principais temas explorados na publicação, destacam-se:

  • As armadilhas da contabilidade tradicional.
  • Uma análise crítica sobre os demonstrativos de resultados e a proposta de um DRE (Demonstração do Resultado de Exercício) Lean.
  • As alternativas para a formação de preços e posicionamentos de produtos.
  • Uma nova visão na análise de viabilidade de produtos.
  • Uma proposta de indicadores operacionais para a geração de valor.
  • Os novos métodos para o custeio do chão de fábrica.

Ao final do livro, o público é apresentado a um modelo de gestão de operações de alta performance e a um conjunto de princípios de Lean Accounting em prol de uma melhoria efetiva nos resultados financeiros. Com dados, gráficos e conteúdos visuais, o objetivo da obra é proporcionar um método prático, mas embasado tecnicamente, para os empreendedores e executivos implementarem no cotidiano das empresas.

Ficha Técnica

Título: Finanças para operações enxutas
Autores: Ricardo Borgatti, Roberto Aguiari, José E. Balian
ISBN: 978-65-989206-0-9
Páginas: 340
Preço: R$ 108 (físico) | R$ 91,80 (e-book)
Onde comprar: Amazon

Marcado:

Deixe um Comentário