Em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a cidade de San Juan, em Porto Rico, recebe a 1ª Copa do Mundo de Basquete 3×3 Unificado. O evento, que começou no dia 5 e se estenderá até 7 de dezembro, é organizado pelo movimento Special Olympics e visa promover a inclusão no esporte, reunindo atletas com e sem deficiência intelectual.
Formato Inclusivo
A competição adota a metodologia de Esporte Unificado, onde equipes mistas competem juntas. No caso do basquete 3×3, cada trio é composto por atletas com e sem deficiência intelectual, promovendo a integração e o trabalho em equipe.
O Brasil marca presença na disputa masculina, integrando o grupo C ao lado de Burkina Faso, Jordânia e Paraguai. Ao todo, 20 seleções participam do campeonato.
O movimento Special Olympics cresce cada vez mais no Brasil e é muito importante proporcionar oportunidades de competição, sobretudo as internacionais, aos mais de 40 mil atletas que treinam junto à OEB no país. Mas vale ressaltar que o campeonato que acontecerá em Porto Rico é uma celebração que vai muito além do esporte e das medalhas, é um momento de inclusão com os atletas como os verdadeiros protagonistas.
— Douglas Pereira, presidente das Olimpíadas Especiais Brasil
Apoio e Uniforme
Em parceria com a Adidas, a seleção brasileira utiliza uniformes fornecidos pela marca esportiva. Além de regata e calção, os atletas também receberam roupa de passeio, meias e tênis.
Atletas Convocados
A seleção brasileira é composta pelos seguintes atletas:
- Bruno Gil (Bauru, São Paulo)
- Kaio Vinycius (São João de Meriti, Rio de Janeiro)
- Jorge Adriano (São João de Meriti, Rio de Janeiro)
Atletas Parceiros:
- Alberto Soares (Brasília, DF)
- Gabriel Gama Soares (Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro)
Comissão Técnica:
- Rafael Ribeiro (São João de Meriti, Rio de Janeiro)
- Lincoln Luiz Fiuza (Brasília, DF)
Dinâmica da Competição
As partidas de basquete 3×3 têm duração de 10 minutos ou até que uma das equipes atinja 21 pontos. Os primeiros jogos do Brasil foram no dia 5 de dezembro, contra Burkina Faso e Jordânia, seguidos pela partida contra o Paraguai no dia 6.
As 16 seleções restantes estão divididas em outros quatro grupos (A, B, D e E). A divisão dos grupos considera o nível de habilidade de cada seleção, garantindo partidas mais equilibradas e competitivas.
Embaixador
O ex-jogador da NBA Anderson Varejão é o embaixador das Olimpíadas Especiais Brasil e acompanha de perto a participação da seleção brasileira na Copa do Mundo de Basquete 3×3 Unificado.






