Home / Políticas Públicas / IA para políticas públicas: curso gratuito da Fundação Itaú e IA.Edu

IA para políticas públicas: curso gratuito da Fundação Itaú e IA.Edu

IA para políticas públicas: curso gratuito da Fundação Itaú e IA.Edu

A Fundação Itaú e o Instituto de Inteligência Artificial para a Educação (IA.Edu) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) lançaram inscrições para a especialização gratuita em Inteligência Artificial aplicada às Políticas Públicas de Educação e Cultura.

Formação em IA para políticas públicas

O curso é lato sensu, 100% online, com 360 horas e 200 vagas. A formação integra fundamentos de IA, governança algorítmica, aplicações em educação e cultura, ferramentas práticas, estudos de caso e elaboração de um projeto real de política pública com IA.

As inscrições vão de 1º a 19 de dezembro e podem ser feitas no site cursos.iaedu.org.br.

Quem pode participar?

Voltado para a capacitação de gestores, técnicos e membros de organizações que atuam nas áreas de políticas públicas, IA, cultura e educação, o curso busca desenvolver competências analíticas, técnicas e políticas a favor de uma atuação crítica e inovadora frente às transformações digitais.

Metodologia do curso

A metodologia do curso é alinhada à aprendizagem baseada em problemas, com ênfase na articulação entre teoria, prática e política pública. Serão utilizados textos e vídeos interativos, estudos de caso nacionais e internacionais e atividades práticas, voltadas ao uso de ferramentas de IA em simulações e políticas reais.

Além disso, serão incentivadas as trocas entre participantes e mentorias, estimulando a aprendizagem colaborativa e o compartilhamento de experiências. Por fim, os alunos deverão desenvolver um projeto final aplicado, que consiste em uma proposta de política pública com IA em suas áreas de atuação.

Estrutura do curso de IA

A proposta formativa está estruturada em seis partes interdependentes, que integram conteúdos conceituais, estudos de experiências internacionais e atividades práticas voltadas ao uso estratégico da IA em políticas públicas.

  • Parte 1 – Fundamentos de políticas públicas, IA e sociedade: panorama internacional da IA nas políticas públicas, aspectos técnicos, éticos e regulatórios.
  • Parte 2 – IA na Educação: aplicações, desafios e oportunidades. Estudos de casos globais e nacionais sobre o uso de IA na educação.
  • Parte 3 – IA na Cultura e na Economia Criativa: aplicações, desafios e oportunidades. Aplicações da IA na preservação, acesso e mediação cultural, direitos autorais, diversidade e inovação.
  • Parte 4 – Laboratório de Ferramentas e Práticas de IA para Políticas Públicas. Mapeamento de soluções e metodologias e análise crítica de ferramentas.
  • Parte 5 – Gestão, Avaliação e Regulação de Políticas com uso de IA. Discussões sobre indicadores, monitoramento, accountability e governança algorítmica.
  • Parte 6 – Projeto Aplicado em Políticas Públicas com IA. Formulação de uma proposta de solução com uso de IA na área de educação ou cultura.

Serviço:

Curso de especialização em Inteligência Artificial para Políticas Públicas de Educação e Cultura (lato sensu)

  • Inscrições: 01 de dezembro, 8h, a 19 de dezembro, 23h59
  • Link: cursos.iaedu.org.br
  • Anúncio dos selecionados: 3 de fevereiro de 2026
  • Início das aulas: 9 de março de 2026
Marcado:

Deixe um Comentário