Home / Futebol / Estudo: VAR tiraria títulos de Romário, Rivaldo e Ronaldo

Estudo: VAR tiraria títulos de Romário, Rivaldo e Ronaldo

Estudo: VAR tiraria títulos de Romário, Rivaldo e Ronaldo

A poucos meses da Copa do Mundo de 2026, um estudo da Betfair analisou decisões controversas em Copas passadas. Desde 2018, a FIFA implementou o VAR, buscando mais justiça nos torneios.

E se o VAR existisse desde a primeira Copa?

O Brasil ainda seria penta? Maradona teria vencido em 1986? Zidane teria dois títulos? Para responder, a Betfair levantou dados históricos e criou o site “O VAR nas Copas”.

O resultado surpreende: Ferenc Puskás, lenda do futebol húngaro, teria conquistado a Copa de 1954. Um gol mal anulado nos minutos finais contra a Alemanha teria alterado o resultado.

Romário, Rivaldo e Ronaldo sem títulos?

Jogadores históricos da Seleção Brasileira, Romário, Rivaldo e Ronaldo, podem não ter vencido as Copas de 1994 e 2002 se o VAR estivesse em vigor.

Na Copa de 1994, um erro a favor da Espanha contra a Itália pode ter alterado o resultado da competição, vencida pelo Brasil. Já em 2002, um gol legítimo da Bélgica, mal anulado contra o Brasil, poderia ter mudado o rumo da Seleção.

Rivaldo comenta sobre erros em 2002

Rivaldo, pentacampeão em 2002, comentou sobre lances que poderiam ter mudado a história daquela Copa: “No jogo da Copa de 2002, posso dizer que aquela bola do Luizão, no lance do pênalti contra a Turquia, foi fora da área. E o gol que tomamos contra a Bélgica, o VAR poderia analisar e dizer: ‘não foi falta’”.

É claro que, se tivesse VAR nesses lances, tanto o da Turquia quanto o da Bélgica, as seleções prejudicadas diriam hoje: ‘se o VAR existisse, isso não teria acontecido’ — Rivaldo, ex-jogador da Seleção Brasileira.

O ex-jogador também comentou que o VAR ainda é falho: “Em alguns casos, sim, o VAR evitaria o erro. Em outros, não. Porque hoje a gente vê acontecer coisas parecidas com as de antigamente. O VAR está se equivocando em lances em que não deveria se equivocar”.

Maradona e Zidane campeões de qualquer jeito

A famosa “mão de Deus” de Maradona, em 1986, seria anulada pelo VAR, dando o título à Inglaterra. No entanto, Maradona teria sido campeão em 1990, devido a um pênalti mal marcado a favor da Argentina.

Zidane, por sua vez, poderia ter conquistado o bicampeonato em 2006 se a Itália não tivesse vencido a Austrália nas oitavas de final, em um jogo com erros de arbitragem. Entretanto, a França não teria sido campeã em 1998, e sim a Itália, que foi prejudicada por erros.

O levantamento da Betfair detectou 26 decisões de arbitragem que poderiam ter mudado a história das Copas. Todas as análises estão disponíveis no site “O VAR nas Copas”.

Marcado:

Deixe um Comentário