Supermercados que utilizam tecnologia brasileira economizam energia suficiente para abastecer quase 1 milhão de casas por um mês. É o que revela um levantamento inédito da NEO Estech, empresa especializada em eficiência energética e automação para o varejo. Além disso, o monitoramento inteligente dos equipamentos proporcionou R$ 81 milhões em economia e evitou a emissão de 7,3 milhões de toneladas de CO2.
Monitoramento inteligente reduz o consumo
A tecnologia da NEO Estech monitora mais de 50 mil equipamentos em seis países, utilizando inteligência artificial e IoT para detectar desperdícios, prever falhas e reduzir o consumo de energia em até 15%.
Sami Diba, CEO do NEO Estech, explica como o sistema funciona: “A tecnologia oferecida pela empresa realiza o monitoramento por inteligência artificial de diversos equipamentos nos supermercados, desde geladeiras e ar-condicionados até iluminação. A partir dos dados coletados, o sistema indica pontos de melhoria e até prevê falhas, economizando na manutenção e evitando perda de produtos.”
Economia em larga escala
De acordo com o levantamento interno inédito, a economia de 135 milhões de KWh de energia elétrica por ano, proporcionada pela plataforma, equivale ao consumo de aproximadamente 887 mil residências. O cálculo foi feito com base na média de consumo de energia por domicílio no Brasil, que é de 152,2 kWh/mês, segundo o LabEEE.
Além disso, Diba ressalta que a tecnologia também contribui para a redução de custos e emissões. “As descobertas são impactantes porque evidenciam como até as minuciosidades fazem diferença quando se trata de eficiência energética”, comenta.
Oportunidades de melhoria
As informações levantadas pela plataforma ajudam o mercado a entender a importância do acompanhamento inteligente de equipamentos, especialmente em períodos de alta demanda como o final do ano, quando o consumo energético tende a subir.
Sami Diba ainda destaca que o monitoramento pode evitar falhas simples.
Muito desperdício pode ser evitado, inclusive há muitas falhas humanas simples, como portas de câmaras frias deixadas abertas, degelos mal programados e equipamentos ligados à noite. Quando tudo isso é colocado na balança, em grande escala, o impacto é enorme.
— Sami Diba, CEO do NEO Estech
Por fim, o CEO conclui que o monitoramento é essencial para a otimização do consumo. “Até 15% do consumo de energia de uma loja pode ser reduzido com o monitoramento e aplicação das medidas recomendadas. Quem ignora essa melhoria fica para trás tanto no lucro quanto no posicionamento enquanto marca”, finaliza.






