Home / Sustentabilidade / Clube de Costura transforma retalhos em colchas e amplia impacto social

Clube de Costura transforma retalhos em colchas e amplia impacto social

Clube de Costura transforma retalhos em colchas e amplia impacto social

Goiânia, dezembro de 2025 – O Clube de Costura, projeto institucional do Mega Moda, doou 110 colchas produzidas no segundo semestre à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). As peças foram feitas com retalhos têxteis doados por produtores de moda da Região da 44 e lojistas do grupo Mega Moda.

Reaproveitamento e Economia Circular

Rogélia Pinheiro, gerente do Clube de Costura, destaca o impacto da iniciativa. “Esse reaproveitamento reduz o volume de resíduos gerados pelo polo de confecção e insere o Clube de Costura em uma cadeia de economia circular, convertendo excedentes da indústria em bens de utilidade social”, afirma.

Além disso, ela ressalta que a iniciativa reduz o descarte, prolonga o ciclo de vida dos materiais e mantém o foco em sustentabilidade ambiental ao longo de todo o ano. “É um trabalho silencioso, mas que chega onde precisa chegar”, completa Rogélia.

Voluntariado e Apoio Comunitário

Criado como braço institucional do Mega Moda, o Clube de Costura integra voluntariado, reaproveitamento têxtil e apoio comunitário. Ao longo do ano, mais de 70 pessoas se inscreveram para a ação. O calendário anual registra, em média, 30 encontros, sendo cerca de 15 reuniões no segundo semestre, quando a produção é intensificada para atender à demanda das instituições parceiras.

Doação para Aquecer Vidas

As colchas doadas seguem para casas de repouso e instituições atendidas pela campanha Aquecendo Vidas, programa estadual que distribui roupas, cobertores e materiais têxteis a idosos em situação de vulnerabilidade. A produção envolve voluntários de diversas idades e perfis, que se reúnem regularmente para cortar, montar e costurar as peças, transformando os retalhos doados em colchas completas.

Foco no Resultado Social

Rogélia Pinheiro ressalta a prioridade da ação: “Nossa prioridade é a continuidade da ação e o volume de doações, com foco no resultado social”.

Acreditamos que ao manter vivo este projeto dentro da maior cadeia de moda da região Centro-Oeste, podemos ajudar em grandes transformações: dando mais visibilidade à costura como meio, ao meio ambiente por ajudar na redução de resíduos e nos negócios ao fortalecer a economia circular dentro da Região da 44.

— Rogélia Pinheiro, gerente do Clube de Costura

A Região da 44, segundo maior polo de moda do Brasil, conta com mais de 16 mil pontos de venda, sendo cerca de 1.200 lojistas apenas no grupo Mega Moda.

Marcado:

Deixe um Comentário