Home / Tecnologia / Microsoft: 10 descobertas científicas que transformaram 2025

Microsoft: 10 descobertas científicas que transformaram 2025

Microsoft: 10 descobertas científicas que transformaram 2025

Em 2025, a Microsoft publicou inúmeros artigos científicos, compartilhando suas descobertas para promover avanços. Um artigo publicado no Microsoft Source Brasil listou 10 exemplos que mostram como a IA e outras tecnologias estão acelerando a inovação nos setores bancário, saúde, ciências biológicas e energia – e traçando um caminho para avanços muito necessários. Confira alguns desses avanços:

Detecção Avançada de Inundações

Cientistas do Microsoft AI for Good Lab desenvolveram um modelo de aprendizado profundo capaz de mapear enchentes em escala global, utilizando imagens de radar de satélite. O método permitiu reunir dados de 10 anos, mesmo sob cobertura de nuvens ou à noite, expandindo a compreensão das tendências de inundações e ajudando comunidades e autoridades a se prepararem melhor para eventos extremos.

Computador Óptico Analógico (AOC)

A Microsoft criou um protótipo inovador que utiliza luz, em vez de eletrônica tradicional, para acelerar cálculos complexos de otimização e inferência de IA. Os resultados, publicados na Nature, mostram que o AOC pode resolver problemas em setores como finanças e saúde com muito mais eficiência energética e rapidez, usando tecnologias acessíveis e escaláveis.

Eficiência e Rapidez

Com o uso do Computador Óptico Analógico, é possível otimizar processos e obter inferências de IA de forma mais rápida e eficiente, principalmente nos setores de saúde e finanças.

Majorana 1: A computação quântica do futuro

Pesquisadores da Microsoft deram um passo significativo ao criar o Majorana 1, que utiliza o primeiro topocondutor do mundo para controlar partículas de Majorana e viabilizar qubits mais estáveis e escaláveis. Essa tecnologia abre caminho para computadores quânticos capazes de resolver problemas industriais complexos em tempo muito inferior ao dos sistemas tradicionais, além de inspirar avanços como materiais autorreparáveis, catalisadores ambientais e soluções para aumentar a produtividade agrícola em condições adversas.

Confira o artigo completo no Microsoft Source Brasil.

Marcado:

Deixe um Comentário