A WSL (Liga Mundial de Surfe) e a NBA foram premiadas na categoria Sustentabilidade no Prêmio “Sou do Esporte” pelo projeto “Nets for Change”. A premiação ocorreu no Copacabana Palace Hotel, no Rio de Janeiro, celebrando a iniciativa que conscientiza sobre o descarte irregular de redes de pesca e seus impactos nos oceanos.
Reconhecimento e Propósito Comum
O prêmio de Sustentabilidade reforça a relevância do projeto e a união entre as duas ligas esportivas em torno de um propósito comum. De acordo com Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina, o reconhecimento coroa um esforço contínuo alinhado à missão da entidade.
Unir duas marcas gigantes do esporte mundial como a WSL e a NBA em prol de uma causa comum demonstra a força que o esporte tem para mobilizar, inspirar e transformar realidades. Essa parceria nos permite enfrentar de forma concreta um dos maiores inimigos da vida marinha, que são as redes fantasmas. Trabalhamos lado a lado com ONGs e com as comunidades de pescadores para resgatar esse material que antes ameaçava os oceanos e dar a ele um novo propósito, transformando-o em redes de basquete.
— Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina
Martinho também destacou que cuidar do mar faz parte da essência da WSL. “Receber esse reconhecimento diante de iniciativas tão relevantes reforça a importância do que estamos fazendo com o Nets For Change”, completou.
NBA celebra iniciativa Nets for Change
Arnon de Mello Neto, Diretor Geral da NBA América Latina e Canadá, também celebrou o reconhecimento. “Estamos muito orgulhosos deste prêmio e do reconhecimento da iniciativa Nets for Change”, afirmou.
Esta causa vai além da NBA e da WSL — é um chamado coletivo para ação para lidar com as consequências do descarte inadequado de resíduos e seus efeitos nocivos ao planeta. O projeto chama a atenção para a preservação ambiental, ao mesmo tempo que beneficia as comunidades esportivas.
— Arnon de Mello Neto, Diretor Geral da NBA América Latina e Canadá
Como funciona o Nets for Change
O programa Nets for Change transforma redes de pesca abandonadas em novas redes para quadras de basquete. Iniciado na Índia em 2024 como parte do NBA Green, o projeto ganhou força no Brasil com o envolvimento da WSL, ampliando o impacto social e ambiental da iniciativa. A ação beneficia comunidades esportivas que precisam de infraestrutura adequada, contribuindo para a redução de resíduos nocivos ao oceano.
Vivo Rio Pro
Além disso, o Vivo Rio Pro apresentado por Corona Cero 2025, realizado em Saquarema, também foi finalista na categoria de evento esportivo. Em 2025, o evento atraiu 410 mil pessoas à praia de Itaúna e reciclou 99% do lixo produzido.






