O mercado imobiliário de Gramado, no Rio Grande do Sul, tem se destacado com um crescimento notável. Em 2025, as vendas de imóveis de luxo novos apresentaram uma alta de quase 33%, impulsionadas pelo turismo de luxo e pela busca por investimentos de “duplo retorno”.
Crescimento impulsionado por imóveis de luxo
No segundo trimestre de 2025, o Valor Geral de Vendas (VGV) lançado no eixo Gramado-Canela alcançou R$ 825 milhões, com 51% concentrado em empreendimentos de luxo e super luxo, conforme levantamento da Brain Inteligência. A expansão acelerada reflete a crescente demanda por imóveis de alto padrão na Serra Gaúcha.
Além disso, esse cenário tem atraído novos empreendimentos, como o BaumHaus, da Saes Empreendimentos, que contará com a assinatura da Architects Office, liderada por Greg Bousquet. O edifício, com VGV superior a R$ 95,8 milhões, é inspirado na escola Bauhaus e no conceito lúdico de casas na árvore.
Investimento com Duplo Retorno
Além de garantir uma segunda moradia para descanso e lazer na serra gaúcha, o investimento em imóveis de luxo em Gramado oferece um duplo retorno: ganho de capital a longo prazo, garantido pela valorização histórica, e fluxo de caixa ativo, sustentado pela alta rentabilidade da locação de temporada.
Erivelto Saes, CEO do Grupo Saes, destaca que, para o público de alta capacidade financeira, o ativo também é um “porto seguro” com excelente potencial de valorização, protegido contra turbulências políticas e inflação.
Para este público, o ativo também é um ‘porto seguro’ de excelente potencial de valorização blindado contra turbulências do ciclo político e a inflação.
— Erivelto Saes, CEO do Grupo Saes
BaumHaus: novo empreendimento de luxo em Gramado
A Saes Empreendimentos está investindo no mercado gaúcho com o empreendimento BaumHaus, buscando trazer um novo patamar de rigor construtivo para a Serra Gaúcha. O BaumHaus leva a assinatura do Architects Office sob a liderança de Greg Bousquet e é inspirado na escola Bauhaus e no lúdico de casas na árvore.
O projeto apresenta um design assimétrico e conceitual, integrando padrões inovadores de luxo e sustentabilidade. O BaumHaus terá 43 unidades com layouts distintos, incluindo garden e duplex, com metragens que chegam a 141,97 m². A entrega está prevista para janeiro de 2030.
O projeto de Greg Bousquet aplica a técnica Yakisugi na fachada, um processo japonês de queima controlada da superfície da madeira que cria uma camada carbonizada protetora, aumentando a durabilidade e a resistência à umidade e à radiação solar.
O empreendimento também oferece lavanderia equipada, academia, coworking, jardim central externo e espaço gourmet envidraçado na cobertura, além de divisórias em drywall com isolamento termoacústico, infraestrutura para automação e previsão de lockers para delivery.






