Com a chegada do Natal, o panetone ganha destaque nas mesas dos brasileiros. A iguaria, que já pode ser encontrada em diversas versões ao longo do ano, torna-se ainda mais popular em dezembro. Pensando nisso, que tal harmonizar os diferentes tipos de panetone com cervejas artesanais? A combinação pode surpreender e realçar os sabores de ambos.
Panetone tradicional e cerveja Weiss
Para o panetone tradicional, com frutas cristalizadas, Alexandre Vaz, mestre cervejeiro da Ashby, sugere a cerveja Weiss, a famosa cerveja de trigo. “Ela apresenta notas de cravo e banana que combinam perfeitamente com a massa do pão doce”, explica.
Panetone de chocolate e cerveja Porter
Outro queridinho é o panetone de chocolate, encontrado em versões com chocolate ao leite, amargo, branco e até com sorvete. Nesse caso, a dica é a cerveja Porter. “Ela possui aroma de notas de chocolate, creme e café, e sabor com notas de chocolate e caramelo, ou seja, uma harmonização por semelhança”, ressalta Vaz.
Panetone cítrico e Fruit Beer de laranja
Já para os fãs de panetones cítricos, como o de limão siciliano, a sugestão é harmonizar com uma Fruit Beer de laranja. “O panetone com limão é uma ótima opção refrescante que combina com o verão e harmoniza com uma fruit beer de laranja, que possui notas bem destacadas e adocicadas de laranja, em uma textura macia com leve acidez cítrica”, afirma o mestre cervejeiro.
Panetone de pistache e cerveja Pilsen
Por fim, para o panetone de pistache, que vem ganhando espaço nas sobremesas natalinas, a harmonização ideal é com uma cerveja Pilsen. De acordo com Alexandre Vaz, o pistache combina com cervejas mais leves, que não vão ofuscar o sabor do fruto seco, como é o caso da pilsen. “O malte de cevada traz um sabor levemente adocicado – que é equilibrado com o amargor dos lúpulos alemães e o aroma dos lúpulos americanos. Ou seja, não é uma cerveja doce, muito menos amarga. É na medida”, finaliza Vaz.






