A Nova8, distribuidora brasileira especializada em soluções de cibersegurança, acaba de lançar o podcast “Segurança Começa pelo Colaborador”. O projeto é 100% viabilizado por Inteligência Artificial (IA), desde a criação dos roteiros até o uso de vozes sintéticas de alta qualidade.
Objetivo do Podcast
Disponível no Spotify, o podcast tem como objetivo educar o mercado e reduzir vulnerabilidades humanas. Para isso, responde a dúvidas baseadas em fatos concretos, aproximando a cibersegurança da liderança.
O conteúdo é contínuo e escalável, traduzindo a complexidade técnica da segurança digital para uma linguagem acessível. Dessa forma, alia profundidade técnica a uma narrativa compreensível, facilitando a implementação eficaz de práticas de segurança.
Paradoxo da Cibersegurança
Luana Mita, head de marketing da Nova8, destaca o paradoxo do setor: a cibersegurança é vital, mas ainda pouco compreendida. “E isso independe do tamanho da empresa. Hoje, qualquer organização pode ter um elo fraco dentro da sua estrutura e, na maioria dos casos, esse elo é humano”, afirma.
O podcast ajuda a enfrentar um paradoxo crítico do setor: a cibersegurança nunca foi tão vital, mas ainda é mal compreendida. E isso independe do tamanho da empresa. Hoje, qualquer organização pode ter um elo fraco dentro da sua estrutura e, na maioria dos casos, esse elo é humano.
— Luana Mita, head de marketing da Nova8
Além disso, a executiva reforça que o impacto positivo se estende a executivos, que precisam proteger seus investimentos, e a colaboradores, que tomam decisões diárias com impacto direto na receita.
Pesquisas da Deloitte e do Insper comprovam esse posicionamento, indicando que a alfabetização digital pode reduzir ataques virtuais em até 70%.
IA na Produção do Podcast
Além das vozes sintéticas de alta qualidade, a IA foi utilizada para validação técnica e edição automatizada. O objetivo é garantir cadência e qualidade ao podcast, sem perder o “discurso humanizado”.
Atualmente, cinco episódios estão disponíveis no “Segurança Começa pelo Colaborador”, abordando temas como senhas, phishing, engenharia social, comunicação corporativa em grupos e o uso do crachá como chave de acesso.
Cada episódio integra uma jornada estruturada do ecossistema de cibersegurança, desde o compartilhamento de conceitos até a oferta de materiais técnicos e diagnósticos especializados.
Parceria Estratégica
A iniciativa é resultado de uma parceria estratégica com a agência Pólvora Comunicação, responsável pelo planejamento criativo, definição de narrativa e posicionamento editorial, além de toda a estratégia de campanha e distribuição multicanal.
Nosso papel foi estruturar uma linha de comunicação que conectasse as dores de segurança dos gestores brasileiros com o avanço real na maturidade digital do mercado.
— Mário Soma, CEO e head B2B da Pólvora Comunicação
Segundo Soma, o podcast é um serviço de utilidade pública. “O podcast é um serviço de utilidade pública para mostrar que a informação de cibersegurança pode ser tão clara quanto uma conversa informal, de modo a ampliar o domínio das vulnerabilidades para identificação de riscos e evitar que as decisões importantes deixem de ser tomadas por falta de conteúdo”, complementa.
O executivo também cita duas pesquisas que reforçam a necessidade de comunicação mais efetiva sobre cibersegurança:
- De acordo com o Gartner, mais de 60% dos funcionários ignoram orientações de segurança, priorizando a agilidade dos negócios.
- A ISACA reporta que 68% das organizações enfrentam riscos devido à escassez de habilidades em cibersegurança.






