Home / Educação / Vitrine Lab encerra edição com recorde e expansão na América Latina

Vitrine Lab encerra edição com recorde e expansão na América Latina

Vitrine Lab encerra edição com recorde e expansão na América Latina

Com um número recorde de inscritos, o Vitrine Lab encerrou sua sexta edição, reafirmando sua posição de destaque na formação em distribuição cinematográfica na América Latina. O evento, promovido pela Vitrine Filmes, já formou mais de 600 profissionais e alcançou mais de 6 mil pessoas através de aulas online abertas.

Formação e impacto no mercado audiovisual

Em 2025, o Vitrine Lab contou com a participação de mais de 20 instituições, eventos e empresas parceiras, ampliando seu alcance e contribuindo para a circulação, a multiplicação e a democratização do conhecimento no setor audiovisual. A edição reuniu talentos nacionais e internacionais, reforçando sua vocação formativa em distribuição e circulação estratégica de filmes. Além disso, apresentou um novo formato, recordes de participação, convidados especiais, estudos de caso e um olhar aprofundado sobre o lançamento do ano da Vitrine Filmes, “O Agente Secreto”.

Demanda recorde e reconhecimento

A edição de 2025 registrou uma demanda recorde, com 400 candidaturas recebidas em apenas 18 horas para 100 vagas. Os participantes vieram de todas as regiões do Brasil, sendo 54% mulheres e 42% pessoas racializadas. O alto número de inscrições e os pedidos por ampliação de vagas evidenciam a carência de formação em distribuição e comercialização de filmes no país.

Com mais de 80% de aprovação em qualidade, avaliando metodologia, curadoria de conteúdo e experiência formativa, a 6ª edição foi amplamente reconhecida pelo público participante como uma iniciativa relevante e necessária para o setor audiovisual.

Conteúdo relevante e parcerias estratégicas

Realizado totalmente online entre novembro e dezembro, o curso proporcionou 26 horas de formação aprofundada na área de distribuição, abordando temas relacionados à cadeia de valor da indústria cinematográfica, práticas negociais, criativas e executivas.

As aulas reuniram 22 profissionais palestrantes, com experiência em distribuição, curadoria, programação, marketing cinematográfico, exibição, vendas, mídias, comunicação e redes sociais. Profissionais de grandes empresas internacionais marcaram presença como convidados, entre eles Festival de Sundance, Mubi, MK2, Urban Sales e TikTok. Entre os palestrantes nacionais estavam Cinemascópio, Fistaile, +Galeria, CUP Filmes, Belas Artes Grupo, Atomica Lab, Tanto e profissionais do Grupo Vitrine Filmes.

Masterclass e estágio profissional

A masterclass de abertura, intitulada “Distribuição Inovadora”, foi ministrada por Silvia Cruz, sócia e fundadora da Vitrine Filmes, com a participação de Emilie Lesclaux, fundadora da Cinemascópio. Realizada em parceria com o Projeto Paradiso para mais de 500 ouvintes, a aula abordou a trajetória de 15 anos da Vitrine Filmes e compartilhou momentos que consolidaram a distribuidora como referência em curadoria e cinema brasileiro.

Essa edição também contou com um módulo prático, realizado graças à parceria com o Projeto Paradiso. Dois participantes foram selecionados para um estágio profissional de três meses no departamento de marketing da Vitrine Filmes e na distribuidora Fistaile.

Apoios e colaborações

O Vitrine Lab 2025 contou com o apoio e patrocínio de instituições e iniciativas como a Sessão Vitrine Petrobras, Projeto Paradiso, Itaú Cultural, Canal Brasil, Marahu Lab, 25ª Expocine, 49ª Mostra de São Paulo, Encontro de Ideias Audiovisuais, VI Festival de Cinema Negro em Ação, Omelete e Atômica Lab.

As parcerias estabelecidas foram fundamentais para a realização do laboratório e ampliaram seu impacto formativo por meio de ações e eventos realizados dentro e fora das atividades regulares do Vitrine Lab.

Encontros presenciais

Em outubro, o programa promoveu dois encontros presenciais em colaboração com parceiros estratégicos, oferecendo uma prévia da experiência do Lab. Na Expocine, maior convenção latino-americana da indústria cinematográfica e audiovisual, foi realizado o workshop ‘Lançamento em Salas de Cinema – Como funciona o lançamento de um filme nos cinemas’, ministrado por Elaine Vegnaduzzi, Gerente de Programação da Vitrine Filmes.

Já no Encontro de Ideias Audiovisuais da 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, a Vitrine Filmes e a Petrobras promoveram a mesa ‘Conectando novos públicos: Curadoria e Formação’, com a participação de Letícia Friedrich, Paula Gastaud e Talita Arruda, ampliando o debate sobre curadoria, formação e acesso a novos públicos.

Futuro e expansão ibero-americana

Após o sucesso da sexta edição, Letícia Friedrich, diretora da Vitrine Filmes, anunciou, em evento realizado durante o Ventana Sur, a sétima edição do Vitrine Lab, em 2026.

A sétima edição do Vitrine Lab apresentará uma proposta ampliada, que incluirá uma convocatória ibero-americana para profissionais de distribuição e workshops presenciais para profissionais brasileiros, com imersão nos debates, estratégias e futuro da distribuição. O formato online também será mantido para garantir acesso democrático e alcance territorial.” — Letícia Friedrich, diretora da Vitrine Filmes

A recepção, número de inscrições em tempo recorde, resultado e avaliações da edição de 2025 demonstram que a vocação do Vitrine Lab atende com excelência a uma demanda crescente: multiplicar estrategicamente os caminhos de distribuição das milhares de obras audiovisuais que são produzidas todos os anos. A expansão do Lab é uma resposta orgânica a tudo isso.

Marcado:

Deixe um Comentário