Três décadas depois, o famoso caso do ET de Varginha volta à tona em um novo documentário. A EPTV, em coprodução com a Globo, apresenta a série “O Mistério de Varginha”, que busca reconstruir os eventos que marcaram a cidade mineira em 1996, quando surgiu a alegação de aparição de um ser extraterrestre.
O que aconteceu em Varginha?
Em 20 de janeiro de 1996, três jovens relataram ter avistado uma criatura estranha em Varginha. Segundo o relato, o ser possuía pele marrom, grandes olhos vermelhos e uma cabeça grande em forma de coração com três protuberâncias. Nos dias que antecederam o encontro, outras testemunhas afirmaram ter visto objetos e movimentações anormais no céu da região.
A EPTV foi a primeira emissora a noticiar o caso, dando início a uma cobertura que logo ganhou repercussão nacional, com destaque no programa Fantástico, da Globo. Agora, três décadas depois, a equipe retorna a Varginha para revisitar arquivos, personagens e analisar o fenômeno com novos recursos e acesso a registros inéditos. Além disso, a série traz entrevistas reveladoras sobre a narrativa construída pelos ufólogos na época.
Investigação e reflexão sobre o caso ET de Varginha
Entre outubro e dezembro de 2025, a equipe de produção percorreu cidades de Minas Gerais, São Paulo e Brasília para investigar a fundo os eventos que cercaram o suposto avistamento e suas repercussões. A série não apenas reconta a história, mas também propõe uma reflexão sobre como o episódio moldou a identidade local e influenciou gerações de moradores.
Um dos focos do documentário é revisitar os bastidores da cobertura original da EPTV, que hoje faz parte de um acervo histórico. O resgate dessas imagens, somado a novos depoimentos e encontros com personagens que nunca haviam falado publicamente, amplia a compreensão sobre como o caso foi vivenciado pela cidade e pelos profissionais que testemunharam a repercussão diária do fenômeno.
Equipe e exibição
Com direção de Ricardo Calil, da Globo, e Paulo Gonçalves, da EPTV, o documentário conta com a participação de diversos profissionais das duas empresas. A produção, captação de imagens e entrevistas foram realizadas pela EPTV.
A série, composta por três episódios, celebra a relação da emissora com seu público regional. Varginha, que se tornou sinônimo do caso em todo o mundo, é também sede da EPTV Sul de Minas.
A exibição pública e gratuita do primeiro episódio de “O Mistério de Varginha” será no dia 04 de janeiro, a partir das 17h, no Memorial do ET, museu construído em 2022 para relembrar o caso. A série completa será exibida na Globo nos dias 6, 7 e 8 de janeiro, após “O Auto da Compadecida”, e estará disponível no Globoplay.






