A TV Brasil apresenta, a partir desta segunda-feira (5), às 15h, a maratona do seriado Game Dev Brasil. A produção documental independente explora o universo dos desenvolvedores de jogos eletrônicos no país. A série será exibida diariamente.
Panorama da indústria de games no Brasil
Com dez episódios de 26 minutos, a série destaca as principais facetas desta indústria, que está na vanguarda da interatividade audiovisual. O programa revela o ciclo desse mercado, explicando tanto o trabalho de grandes empresas quanto os modelos de negócio liderados por profissionais autônomos.
A proposta é traçar um panorama sobre o segmento, que movimenta milhões e envolve parcerias internacionais. A obra acompanha desenvolvedores independentes que fazem tudo sozinhos, com o desejo de transformar seus produtos em fonte de renda principal.
A atração, realizada em 2024 pela Rodô Audiovisual, foi desenvolvida por meio do edital Prodav TVs Públicas. Elias Guerra assina o roteiro e a direção da série.
Evolução tecnológica e pioneirismo
O primeiro episódio apresenta um histórico sobre a evolução tecnológica. A série mostra desde aquele que é considerado o primeiro game designer brasileiro até experiências recentes com VR, AR e tecnologias interativas modernas. A ideia é refletir se a modernidade vai acabar com os jogos antigos ou se alimentar da popularidade deles.
Além disso, o programa de estreia consulta especialistas como o pioneiro Renato Degiovani, reverenciado como o primeiro designer de games do país, e a desenvolvedora Ana Ribeiro, que inovou com a realidade virtual.
A edição de abertura também conta com o depoimento dos pesquisadores Marcus Garrett e Pedro Santoro Zambon, além da avaliação de desenvolvedores de jogos como Rodrigo Terra.
Linguagem e conteúdo da série
Narrada por Tuanny Araujo, a série é guiada por depoimentos de desenvolvedores e pesquisadores do setor. As edições de Game Dev Brasil trazem animações e gameplays, com cenas e imagens dos jogos apresentados.
Com foco nos empreendimentos e iniciativas digitais, a série explica como funcionam os modelos de negócio, destaca a influência das novas tecnologias e aponta como esse campo de atuação contempla games clássicos que fizeram história.
A dinâmica da produção ajuda a quebrar preconceitos, esclarecer dúvidas sobre o mercado de jogos e tirar o tecnicismo do assunto, levando ao público o lado humano, divertido e fascinante do desenvolvimento de games. O programa valoriza a criatividade, o método de produção e a capacidade dos profissionais em resolver desafios.
Inovação e temas abordados
Nos próximos episódios, Game Dev Brasil mostra as realizações do desenvolvedor de jogos independente e apresenta os conceitos de jogos indie. Também aponta o que está entre as duas categorias e torna o mercado de games mais diverso.
Equipes e formação
Qual o tamanho ideal de uma equipe desenvolvedora de jogos? Para entender essa questão, a série visita uma das maiores empresas do país e um desenvolvedor solo, mostrando as vantagens e dificuldades de cada modelo de trabalho.
Atualmente, existe formação técnica em instituições de ensino que criam uma base sólida para a estruturação de um mercado saudável. Afinal, como se aprende a fazer jogos e quais são os desafios para os novos profissionais?
Game Jams e proteção do público
As Game Jams, método de produção de jogos em tempos curtos, ganham espaço no programa. A atração explica como funcionam essas gincanas, que já fazem parte do ecossistema de desenvolvimento de jogos mundialmente.
Além disso, lidar com a comunidade no mundo dos jogos é importante. A série indica como alguns projetos lidam com fãs e haters, geram engajamento e mantêm as pessoas interessadas. Outro aspecto relevante é a preocupação com a proteção do público, principalmente o infantil.
Games e educação
Game Dev Brasil salienta que nem todos os jogos são apenas sobre entretenimento. Algumas produções têm objetivos concretos, funções sociais como treinamento, educação e até oferecer conteúdo sobre assuntos complexos, como informar crianças sobre o câncer.
Brasil no exterior
Como o Brasil é visto no exterior quando se trata do desenvolvimento de jogos? A série investiga e compara perspectivas sobre a entrada de investimentos estrangeiros no país desde os anos 1990. A atração debate a relevância do conteúdo nacional em diálogo com o cenário do exterior.
A indústria de jogos tem caráter global, mas também pode expressar culturas locais. A produção independente aponta caminhos ao esclarecer se há interesse em games que revelam a cultura brasileira.
O seriado mostra como um jogo que aborda a realidade do país pode atrair jogadores do mundo todo, sendo uma forma de expansão da cultura nacional. O conteúdo teve primeira janela semanal exclusiva na emissora pública entre setembro e novembro de 2025.
Valorização do conteúdo independente
O seriado Game Dev Brasil é exibido na programação da TV Brasil diariamente, de segunda a domingo, às 15h. A produção documental é um dos conteúdos audiovisuais selecionados pela linha de fomento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), através do Prodav TVs Públicas.
A TV Brasil é um dos canais que mais exibe conteúdo independente nacional, apoiando a produção de atrações dessa natureza no mercado audiovisual do país e estimulando novos realizadores.
Sobre o Prodav
O Prodav é uma parceria entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para incentivar a produção regional e independente.
A EBC distribui o material ao disponibilizar as obras para todos os canais de televisão do campo público que aderirem ao projeto. A exibição das obras também pode ser acompanhada na programação da TV Brasil por meio das emissoras que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).






