Home / negócios / Finanças para operações enxutas: modelo tradicional de custos em xeque

Finanças para operações enxutas: modelo tradicional de custos em xeque

Finanças para operações enxutas: modelo tradicional de custos em xeque

Com o novo ano, muitas empresas revisam metas e orçamentos. Contudo, decisões seguem baseadas em modelos de custeio que nem sempre refletem a realidade. Nesse cenário, o livro Finanças para operações enxutas propõe uma mudança de paradigma.

Repensando a gestão financeira para 2026

Ricardo Borgatti, especialista em Operações de Alta Performance e sócio-diretor da Borgatti Consulting, sugere uma reflexão sobre como as empresas podem se organizar financeiramente para 2026. O foco é a eficiência, a margem e a tomada de decisão baseada em dados mais aderentes ao negócio.

No livro, Borgatti, em parceria com Roberto Aguiari e José E. Balian, demonstra por que o modelo tradicional de apuração de custos pode levar a decisões equivocadas. Além disso, apresenta o Lean Accounting como alternativa para alinhar estratégias.

O problema estava no modelo tradicional de apuração de custos e resultados, que não atende às necessidades dos negócios atuais e induz a decisões que afetam negativamente a competitividade industrial ao longo do tempo.

— Ricardo Borgatti, especialista em Operações de Alta Performance

O que é Lean Accounting?

O Lean Accounting é uma abordagem que transforma a contabilidade gerencial nas indústrias, visando aprimorar a tomada de decisões. Sua ênfase reside na criação efetiva de valor, tanto para o cliente quanto para o negócio em si.

A obra também reforça a importância de um novo método e de um conjunto de indicadores de medição do resultado financeiro. Prático, rápido, ágil e voltado para o atendimento da demanda real dos clientes, com uso inteligente da capacidade disponível.

Principais temas abordados no livro:

  • As armadilhas da contabilidade tradicional.
  • Uma análise crítica sobre os demonstrativos de resultados e a proposta de um DRE (Demonstração do Resultado de Exercício) Lean.
  • Alternativas para a formação de preços e posicionamentos de produtos.
  • Uma nova visão na análise de viabilidade de produtos.
  • Uma proposta de indicadores operacionais para a geração de valor.
  • Novos métodos para o custeio do chão de fábrica.

Ao final do livro, o público é apresentado a um modelo de gestão de operações de alta performance e a um conjunto de princípios de Lean Accounting em prol de uma melhoria efetiva nos resultados financeiros. Com dados, gráficos e conteúdos visuais, o objetivo da obra é proporcionar um método prático, mas embasado tecnicamente, para os empreendedores e executivos implementarem no cotidiano das empresas.

Marcado:

Deixe um Comentário