Home / Varejo / Sesami foca no pequeno varejo para crescer em 2026

Sesami foca no pequeno varejo para crescer em 2026

Sesami foca no pequeno varejo para crescer em 2026

A Sesami, empresa de soluções para segurança, produtividade e gestão nos segmentos de varejo, bancos e numerário, anunciou uma estratégia de expansão para 2026 com foco no pequeno varejo, especialmente no interior do país.

A importância do pequeno varejo

Essa decisão marca uma nova fase da empresa no Brasil, que concentrará esforços em um público que enfrenta desafios de segurança, operação e controle financeiro, mas que possui grande potencial de crescimento. De acordo com a Sesami, o pequeno varejo é a espinha dorsal da economia brasileira. Ele movimenta empregos, gira o comércio local e transforma cidades inteiras.

Em 2026, nossa missão é estar mais próximo desse empreendedor, levando tecnologia acessível, simples e eficiente.

— Hailton Santos, diretor Comercial da Sesami

O pequeno varejo, formado por mercados de bairro, lojas de conveniência, minimercados, farmácias independentes e pequenos atacarejos, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico, principalmente no interior do país. Levantamentos setoriais apontam que mais de 70% dos estabelecimentos comerciais no país são pequenos varejos.

Fortalecimento da cadeia produtiva

Esses varejistas são responsáveis por manter viva a circulação econômica em cidades pequenas e médias, onde consumo e abastecimento dependem fortemente do varejo local. Ao apostar neles, fortalece-se toda a cadeia produtiva, desde o distribuidor até o consumidor final, gerando um efeito multiplicador direto, conforme destaca Santos.

Interiorização da tecnologia

A nova estratégia da Sesami prevê investimentos dedicados à interiorização da tecnologia, facilitando o acesso de pequenos e médios varejistas a soluções antes restritas às grandes redes. Entre as soluções oferecidas, destacam-se cofres inteligentes, soluções analíticas, monitoramento de frente de caixa e automação de processos de caixa e retaguarda.

Para muitos desses estabelecimentos, a falta de controle financeiro e a exposição a furtos representam perdas significativas, que comprometem margens já apertadas. A empresa ressalta que o pequeno varejista muitas vezes perde sem perceber, seja por pequenos furtos, erros de operação ou falta de automação.

Foco no interior do país

O plano de expansão da Sesami mapeou diversas cidades médias e pequenas onde o varejo cresce acima da média, impulsionado pela expansão do atacarejo, maior circulação de dinheiro vivo, falta de mão de obra qualificada e o crescimento de pequenos mercados e farmácias de bairro. A meta é equalizar a diferença de estrutura entre um minimercado no interior e uma grande rede, oferecendo tecnologia simples e eficiente.

Marcado:

Deixe um Comentário