Home / Paraná / Filme sobre cultura ucraniana no Paraná estreia no Cine BBB

Filme sobre cultura ucraniana no Paraná estreia no Cine BBB

Filme sobre cultura ucraniana no Paraná estreia no Cine BBB

O Paraná ganha destaque nacional com a estreia do telefilme “Meu Avô Stanislau” no Cine BBB e na Tela Quente. A produção, que vai ao ar no dia 2 de fevereiro, foi gravada em Prudentópolis, com elenco e equipe locais, levando a cultura ucraniana do estado para todo o Brasil.

Telefilmes Regionais valorizam a diversidade cultural

Em 2026, a TV Globo inicia um novo ciclo de produções audiovisuais que celebram a diversidade cultural brasileira. O projeto Telefilmes Regionais reúne obras de ficção produzidas em parceria com afiliadas em sete estados e no Distrito Federal. As produções, com até 50 minutos, são exibidas em rede nacional no Cine BBB e na Tela Quente.

O telefilme “Meu Avô Stanislau”, uma coprodução TV Globo, RPC e GP7 Cinema, integra este movimento. A obra apresenta uma história conectada à cultura paranaense, com elenco e equipe formados majoritariamente por profissionais locais. A trama se passa em Prudentópolis, no interior do estado.

Encontro de gerações e tradições ucranianas

Ambientado entre araucárias centenárias e comunidades de forte tradição ucraniana, o telefilme acompanha o encontro entre dois mundos distintos. De um lado, Boris, um adolescente gamer que tem seus planos para um campeonato online ameaçados ao ser levado para o sítio do avô. De outro, Stanislau, líder comunitário e guardião das tradições ucranianas.

A convivência entre avô e neto se transforma a partir de um acordo: Boris ajuda nos preparativos da Primeira Grande Festa Ucraniana da fictícia Serra da Kalena e, em troca, Stanislau o leva até os pontos com sinal de internet para treinar. Entre tarefas e descobertas, os dois constroem uma relação de afeto e aprendizado.

Celebração da cultura e identidade

“Meu Avô Stanislau” aborda temas como família, pertencimento e o encontro entre tradição e inovação. O filme celebra a força da comunidade, a identidade cultural ucraniana no Paraná e as conexões entre gerações, tudo isso contado a partir de um olhar local.

Para Guto Pasko, produtor e diretor, filmar em Prudentópolis tem um significado pessoal. “O telefilme mostra um Brasil diferente, um Brasil estrangeiro, um Brasil made in Paraná. Filmar em Prudentópolis é retratar a história dos meus antepassados, já que minha família veio da Ucrânia em 1896 e ajudou a fundar o município”, afirma.

Marcelo Dias Lopes, diretor de Programação da RPC, ressalta a importância da produção local em uma janela nacional. “Produzir filmes com histórias, equipes e cenários do Paraná e exibi-los em rede nacional amplia a visibilidade da nossa cultura e dos nossos talentos. É uma oportunidade de mostrar que narrativas que nascem aqui têm força para dialogar com o público de todo o Brasil”, completa.

Marcado:

Deixe um Comentário