Home / Teatro / Rio: Curso gratuito de teatro para jovens talentos de periferias

Rio: Curso gratuito de teatro para jovens talentos de periferias

Rio: Curso gratuito de teatro para jovens talentos de periferias

A Escola de Teatro Solar Meninos de Luz, em parceria com a MUSA Cia Teatral, está com inscrições abertas para um curso gratuito de teatro, oferecendo vagas para jovens de 18 a 29 anos com experiência artística. As inscrições vão até 2 de fevereiro e as aulas acontecem na comunidade do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Oportunidade para talentos de periferias

O programa visa à capacitação profissional e ao intercâmbio cultural, oferecendo aulas com diversos profissionais do mercado a partir do Método MUSA – Sistema Musical de Atuação. Além da formação, o curso inclui a circulação anual de espetáculos em diversos espaços culturais, inclusive fora do Rio de Janeiro.

As inscrições devem ser feitas online, até 2 de fevereiro, através do link: https://bit.ly/teatrosolar. O resultado da pré-seleção será enviado por e-mail em 4 de fevereiro. No dia 9 de fevereiro, haverá uma seleção presencial e as aulas acontecerão às segundas e quartas-feiras, das 17h30 às 20h30, de março até dezembro.

Metodologia e certificado

O método utilizado é o MUSA, desenvolvido por Sotiris Karamesinis e ministrado por Cheila Oliveira, mestre em Ensino de Artes Cênicas pela UNIRIO e pesquisadora da metodologia desde 2012. Ao final do curso, os alunos recebem um certificado de participação.

Histórico do curso

Criado em 2021, o curso da Escola de Teatro Solar Meninos de Luz nasceu para atender aos alunos egressos da escola que desejavam continuar seus estudos teatrais, formando um grupo de extensão junto a jovens artistas de comunidades cariocas.

Ao longo de quatro anos, o curso participou de importantes produções, como a “Margem Invisível”, escolhida para abrir o 3º Festival Nacional Nova Cena, em Itajaí – SC (2025), além de circular em teatros e arenas cariocas. Outro destaque foi o projeto “O Renascer da Esperança: Uma História de Luz”, apresentado no Teatro do Solar Meninos de Luz e no icônico Teatro Copacabana Palace (2023 e 2024). “O Nariz”, de Nikolai Gógol, foi o representante da região Sudeste no 2º Festival Nacional Nova Cena (2023), participou do 17º Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias e circulou por arenas e teatros cariocas. Outro projeto de destaque foi “Por Trás do Sonho”, inspirado em “Sonho de uma Noite de Verão”, de William Shakespeare, com apresentações em arenas e teatros cariocas (2021 e 2022).

Sobre o Solar Meninos de Luz

Com 34 anos de atividade educativa, o Solar Meninos de Luz recebeu em 2025 o troféu de “Melhor ONG do Rio de Janeiro” e, pela quinta vez, o de “Uma das 100 melhores ONGs do Brasil”, concedido pelo Instituto Doar. A instituição é mantida por meio de apoios e parcerias de empresas e pessoas físicas. O retorno avaliado em 2024 pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS/SROI) mostra que, de cada um real investido, são gerados R$ 7,05 em benefícios sociais para a comunidade, um retorno de mais de R$ 43 milhões à sociedade. Há diversas formas de contribuir para o trabalho do Solar Meninos de Luz. Mais informações, no site: www.solarmeninosdeluz.org.br

Marcado:

Deixe um Comentário