Home / Livros / Inteligência Artificial: Livro estimula reflexão e pensamento crítico

Inteligência Artificial: Livro estimula reflexão e pensamento crítico

Inteligência Artificial: Livro estimula reflexão e pensamento crítico

Com a proximidade da volta às aulas, a Inteligência Artificial (IA) ganha cada vez mais espaço no cotidiano escolar. Uma nova obra convida à reflexão sobre o tema.

Dados do Cetic.br mostram que 70% dos alunos do ensino médio e 58% dos professores já usam ferramentas de IA generativa em atividades educacionais. No entanto, muitos o fazem sem critérios claros ou formação adequada.

Como abordar a IA de forma ética?

Diante desse cenário, surge a questão: como preparar crianças e jovens para entender a IA em seu aprendizado? Como podem desenvolver análise e reflexão sobre a tecnologia? E como os professores podem abordar o tema em sala de aula de forma ética e responsável?

Essas reflexões são o ponto de partida do livro-caixinha® Vamos falar de inteligência artificial (Matrix Editora), da professora e pesquisadora Maria da Graças Cleophas, especialista em ensino de Ciências, tecnologias digitais e metodologias educativas.

A obra propõe conversas acessíveis sobre a influência da IA no modo de estudar, pensar, consumir informação e se relacionar. O objetivo é incentivar questionamentos sobre algoritmos, vieses e tomada de decisão.

Um convite ao pensamento crítico

O lançamento reúne 100 perguntas instigantes, criadas para gerar conversas transformadoras sobre o impacto da IA no dia a dia. Os questionamentos propõem uma reflexão sobre como a IA pode influenciar o conteúdo das redes sociais, a maneira de estudar, trabalhar, comprar, pensar e até de se relacionar com outras pessoas. Afinal, tudo hoje passa pelos filtros e sugestões de algoritmos.

Sem jargões técnicos, a obra permite identificar riscos, limites e potenciais da Inteligência Artificial. Cada carta funciona como um convite ao pensamento crítico: questiona a neutralidade dos algoritmos, discute vieses invisíveis e explora a relação entre criatividade e IA.

Exemplos de questionamentos propostos

As perguntas abordam dilemas reais, como:

  • “Quem se beneficia quando confiamos cegamente nos algoritmos?”
  • “Se uma IA imita emoções, erros e contradições humanas, o que nos torna únicos?”
  • “Você aceitaria ser avaliado por uma IA sem saber?”
  • “A sua pressa por respostas compromete o seu pensamento crítico?”
  • “Você está no controle ou apenas deslizando o dedo numa tela?”

Para quem é o livro?

Com formato dinâmico e educativo, Vamos falar de inteligência artificial é ideal para debates em salas de aula, empresas, grupos de estudo e momentos individuais de reflexão. É uma ferramenta para quem busca o protagonismo da própria vida digital, compreendendo o funcionamento da IA e interagindo de forma consciente, responsável e estratégica.

Ficha técnica:

  • Título: Vamos falar de inteligência artificial
  • Autoria: Maria das Graças Cleophas
  • Editora: Matrix Editora
  • ISBN: 978-6556166223
  • Preço: R$ 54,00
  • Onde encontrar: Matrix Editora, Amazon
Marcado:

Deixe um Comentário