Em pleno século 21, muitas comunidades cristãs ainda adotam normas rígidas que não estão nas Escrituras, moldando a vida religiosa dos fiéis. O teólogo Pedro Pamplona analisa essas práticas no livro Cristianismo leve, propondo uma fé mais leve e bíblica.
O que é o legalismo religioso?
Proibições ligadas ao consumo de bebida alcoólica, tatuagens, vestuário e participação em atividades como praia, piscina, cinema, shows seculares ou eventos esportivos são alguns exemplos. Além disso, surgem restrições a práticas cotidianas, como assistir partidas de futebol ou realizar atividades aos domingos.
Cristianismo leve, novo livro do teólogo Pedro Pamplona, parte dessas situações para rebater tais exigências e mostrar como o leitor pode conduzir a vida espiritual com base no que está efetivamente registrado na Bíblia.
Pamplona, que é pastor da Igreja Batista Filadélfia, em Fortaleza, professor e apresentador do podcast Biblioteca Pamplona, define o legalismo como a ideia de que a aceitação divina depende do cumprimento de regras adicionais ao texto bíblico. Ele descreve como isso se manifesta tanto na relação pessoal com Deus quanto no convívio comunitário, quando critérios individuais passam a ser utilizados para validar a fé dos outros.
Pressões e cobranças na vida cristã
Nesse contexto, o livro também aborda pressões relacionadas à vida conjugal, como cobranças para que solteiros se casem ou para que casais tenham filhos, além da imposição de alinhamento político específico como sinal de pertencimento espiritual.
O evangelho é uma boa notícia, não uma lista de regras. É uma boa notícia não apenas de que vamos para o céu e podemos viver como quisermos, é a notícia de um reino que tem sua própria ética.
— Pedro Pamplona, teólogo e autor de ‘Cristianismo Leve’
Reorganizando a prática da fé
Este lançamento da Editora Mundo Cristão oferece instrumentos para que o leitor avalie quais orientações derivam das Escrituras e quais resultam de tradições humanas, permitindo reorganizar a prática da fé de acordo com princípios presentes nos textos bíblicos. A obra é indicada para quem deseja revisar suas práticas religiosas, líderes envolvidos em formação espiritual e pessoas interessadas em compreender como determinadas exigências se consolidam na vida comunitária.






