OMO e KondZilla lançam o documentário “Varzenal – Se Sujar É Glória”, um projeto que celebra o futebol de várzea e a paixão pelo esporte. A produção acompanha a trajetória de oito times de várzea de São Paulo que, inspirados no Arsenal, disputaram a Copa OMO Varzenal.
A Trajetória dos Times de Várzea
A competição, idealizada pela agência Mullen Lowe Brasil – Omnicom, levou os finalistas para jogar no Emirates Stadium, em Londres. O documentário, lançado no canal do YouTube da KondZilla, narra a jornada esportiva dos times, desde os campos de terra em Santo André, SP, até a grande final na Inglaterra. O primeiro episódio já está disponível.
Para OMO, marca de Home Care da Unilever, o projeto está alinhado com sua estratégia de marca, que desde 2024 se aproximou do território do esporte. A campanha reforça o conceito “Se Sujar É Glória”, enaltecendo a sujeira como parte do esporte, especialmente no futebol de várzea.
A sujeira e a resiliência são parte da cultura do futebol de várzea, assim como são herança de OMO. O futebol de várzea vai muito além do jogo, é um reflexo de resiliência, paixão, esforço coletivo e superação, é um movimento enraizado em identidade e pertencimento. Decidimos nos conectar com esse universo e levar a essência do ‘Se Sujar Faz Bem’ para fora da lavanderia, num espaço que traduz a nossa mensagem. Essa iniciativa mostra que a sujeira faz parte do jogo, e também das histórias e legados que construímos juntos. Assim, a Copa OMO Varzenal (várzea + Arsenal) é uma homenagem à força que o esporte inspira nas pessoas, uma celebração da sujeira com orgulho, da paixão como força motora e da cultura popular como potência transformadora, que enaltece a nossa mensagem “Se Sujar É Glória”.
— Giovanna Gomes, CMO de Home Care Latam na Unilever
A Narrativa do Documentário
A série documental, dividida em cinco episódios, apresenta relatos pessoais dos jogadores, a seleção dos times, os jogos em Santo André, a revelação dos finalistas e a chegada à capital inglesa, culminando na grande final em um dos estádios mais icônicos do mundo.
A várzea é o coração da comunidade, é uma expressão cultural que vai além do jogo. O futebol amador faz parte da rotina das famílias e da cultura brasileira. E este campeonato tem o poder de dar visibilidade a essa paixão, transformando-a em um movimento global. Então poder criar uma série documental que enaltece a quebrada, os sonhos dos jogadores e de suas famílias e o futebol de várzea foi muito emocionante, e faz total sentido para a KondZilla este tipo de projeto, pois a quebrada, o futebol e o funk estão completamente conectados. E toda a parceria com OMO nos trouxe muita liberdade para contribuirmos com a nossa expertise e criatividade, trazendo como resultado esse doc que estamos muito orgulhosos.
— Konrad Dantas, CEO e Fundador da KondZilla
Ativações e Divulgação
O lançamento do documentário inclui uma campanha de divulgação com ativações em São Paulo, como um ponto de ônibus especial com uma cabine telefônica londrina, convidando o público a assistir ao trailer. Além disso, a marca realizará um Cinema Open Air em Guarulhos, proporcionando aos moradores a chance de assistir ao seu time na série documental.
Além disso, a campanha conta com influenciadores e um plano de mídia robusto, garantindo que o público conheça a história da várzea, celeiro de talentos como Gilberto Silva e Gabriel Jesus. A parceria de OMO com o Arsenal também promoverá o projeto, ampliando a divulgação do documentário para um público global.
Collab com Approve
Em paralelo ao lançamento da série, OMO desenvolveu uma collab de roupas com a marca de streetwear Approve, com peças inspiradas na estética do campeonato. A coleção, de edição limitada, mistura elementos esportivos com o streetwear, refletindo a influência do esporte na moda.






