Home / Tecnologia / IA impulsiona digitalização de farmácias no Quênia com a Microsoft

IA impulsiona digitalização de farmácias no Quênia com a Microsoft

IA impulsiona digitalização de farmácias no Quênia com a Microsoft

A startup Zendawa, em colaboração com a Microsoft, está transformando o setor farmacêutico no Quênia. Através da aplicação de inteligência artificial (IA), a plataforma está otimizando a eficiência operacional, minimizando o desperdício e fortalecendo pequenos negócios que são cruciais para o sistema de saúde do país.

IA impulsiona eficiência e reduz desperdício

Desde 2023, a plataforma Zendawa já está sendo utilizada por cerca de 820 farmácias no Quênia. O objetivo é enfrentar desafios como margens de lucro apertadas, processos manuais demorados e perdas financeiras decorrentes de medicamentos vencidos. A plataforma tem auxiliado esses estabelecimentos a alcançarem os seguintes resultados:

  • Reduções significativas no desperdício – em alguns casos, economizando milhares de xelins por mês.
  • Aumento nas vendas.
  • Melhora no gerenciamento de estoque.

Além disso, a plataforma substitui registros em papel por análises preditivas e relatórios automatizados. Ela oferece, ainda, visibilidade em tempo real dos itens mais procurados. Com isso, as farmácias conseguem prever a demanda, evitar rupturas de estoque, reduzir a necessidade de fechar as lojas para inventário e dedicar mais tempo ao atendimento aos pacientes.

Acesso facilitado a crédito

Adicionalmente aos ganhos operacionais, a solução cria perfis de crédito baseados em dados, o que possibilita que pequenos estabelecimentos tenham acesso a financiamentos sem a necessidade de garantias tradicionais. Esse é um avanço importante para negócios que operam com capital de giro reduzido.

Marcado:

Deixe um Comentário