A Inmetrics anunciou seu reposicionamento estratégico para 2026, com o objetivo de crescer 30% ainda este ano. A empresa de tecnologia e serviços digitais está focada no conceito de “AI Engineered” (Engenharia de IA) como um acelerador de seus serviços, visando empresas de médio e grande porte.
Consultoria e eficiência digital
Para alcançar essa meta ambiciosa, a Inmetrics oferecerá uma atuação mais consultiva, focada em negócios, eficiência digital e geração de valor. A estratégia central é o uso estratégico da Inteligência Artificial (IA), buscando atender às crescentes demandas das empresas por maior previsibilidade e qualidade em seus projetos de transformação digital.
A expansão da Inmetrics será impulsionada por crescimento orgânico, aprofundamento em contas estratégicas e expansão geográfica, com foco no Brasil e na consolidação de sua presença internacional. A empresa já possui escritórios no Chile e na Colômbia e atende clientes em diversos países da América Latina. O objetivo é se consolidar entre os líderes no segmento de Service Providers na região e, posteriormente, expandir sua atuação para outros continentes.
Nova liderança
Após um período de transição planejado ao longo do último ano, a Inmetrics formalizou uma nova estrutura de liderança, sob o comando do CEO Emerson Murakami. O executivo, com 40 anos de experiência no setor de tecnologia, terá o desafio de auxiliar os clientes da empresa a superar desafios relacionados à eficiência operacional, integração de sistemas e uso de dados em escala.
O mercado vive um excesso de promessas em torno de transformação digital e Inteligência Artificial. A tecnologia só faz sentido quando melhora a operação e o desempenho do negócio.
— Emerson Murakami, CEO da Inmetrics
Acessibilidade ao mercado médio
Após se consolidar entre as grandes empresas das principais indústrias, a Inmetrics agora mira sua estratégia para empresas de médio porte. A empresa está adaptando seu modelo de negócio para que seja inovador e financeiramente acessível ao chamado “middle market”, a partir de unidades de valor e métricas com qualidade de entrega que exceda as expectativas do setor.
Foco em verticais de referência
Além disso, Murakami detalha as oportunidades: “As oportunidades estão em verticais que já temos muitas referências, como Financeiro, Seguros e Varejo, além de Telecomunicações, que apresenta novas empresas cujas demandas podem ser atendidas pelo portfólio da Inmetrics”.
AI Engineered: resultados mensuráveis
O conceito de AI Engineered como acelerador dos serviços representa uma abordagem de Inteligência Artificial direcionada a otimizar processos, antecipar riscos, aumentar a produtividade e apoiar decisões estratégicas. A Inmetrics exemplifica o potencial da IA:
- A geração de documentação técnica pode ser até 33 vezes mais rápida, quando comparada ao modelo tradicional.
- A geração de códigos pode ser 3,6 vezes mais rápida em relação aos métodos convencionais.
Este modelo é sustentado por cinco linhas de negócio que integram tecnologia, expertise e consultoria de negócios: Consulting Data & AI, Digital Acceleration, Digital Experience, Digital Platforms e Staff Augmentation.
Capacidade de entrega real
Segundo o CEO da Inmetrics, o diferencial do reposicionamento é a capacidade de entrega real. “Muitas empresas falam sobre transformação digital, mas poucas têm a capacidade de mostrar os serviços funcionando com medições reais de Retorno sobre o Investimento (ROI). Utilizamos o conceito de Show me, no Tell me. Estamos focados em utilizar IA para medir a qualidade do que é desenvolvido e suas implicações práticas”, reforça.
Cultura Change Makers
A nova fase da Inmetrics também envolve a adoção da cultura Change Makers, que passa a orientar a narrativa da empresa em 2026. O termo representa pessoas, times e organizações que fazem a transformação acontecer na prática, com foco em execução e evolução contínua.
O novo momento mostra que é possível unir pessoas e tecnologia de forma igualitária, sem diminuir a importância de uma das partes. Reconhecemos que nenhuma transformação tecnológica é bem-sucedida sem pessoas engajadas em prol da inovação.
— Emerson Murakami, CEO da Inmetrics
A cultura Change Makers reflete a forma como a Inmetrics enxerga seu papel no mercado e sua relação com clientes e parceiros, a partir de colaboração, aprendizado, alta performance e inovação aplicada.
Parcerias estratégicas
Por fim, a empresa também prevê o fortalecimento de parcerias estratégicas com grandes fornecedores de tecnologia, como AWS, Tricentis, Parasoft, Datadog, OpenText e Broadcom, ampliando sua capacidade de entregar soluções escaláveis e alinhadas às melhores práticas globais.
“As parcerias potencializam nossa capacidade de transformar intenção em execução, dados em decisão e construir o futuro com responsabilidade. Esse é o caminho que escolhemos”, conclui Emerson Murakami.






