O preço do metro quadrado de studios, ou imóveis de um dormitório, no Brasil, já chega a ser 35% maior do que o de unidades maiores, com dois quartos. É o que aponta o índice FipeZap. Além disso, em bairros nobres de cidades com forte desempenho econômico, turístico e valorização imobiliária, esses números podem dobrar. O conceito de smart living e os modernos studios impulsionam essa transformação no mercado.
Por que os studios atraem investidores?
Charles Kan, especialista imobiliário e diretor da Construtora CK, explica que a popularidade desse tipo de imóvel se deve a uma estratégia de mercado para atender investidores que buscam rentabilidade e liquidez superior. Segundo ele, esse nicho atende à crescente demanda por moradia que ofereça um estilo de vida prático e versátil.
Essa modalidade favorece a diversificação de produtos na região e a contínua elevação do metro quadrado.
— Charles Kan, diretor da Construtora CK
Aluguel de curta temporada impulsiona o mercado
Além das opções de aluguel de longa duração, o crescimento do modelo de locação de curta temporada (short stay) encontrou um terreno fértil no litoral catarinense. Esse crescimento é impulsionado pelo turismo e pela crescente demanda de profissionais e nômades digitais. A tecnologia facilita a vida do proprietário, desde as negociações até o controle de acesso, maximizando o retorno.
Custo e flexibilidade
Além da liquidez e da rentabilidade, os imóveis compactos oferecem um custo de manutenção mais baixo, aumentando a rentabilidade líquida para o investidor. Esse cenário atraiu um perfil de comprador que busca diversificar o patrimônio com um aporte inicial mais acessível e estratégias de pagamentos flexíveis oferecidas por construtoras como a CK.
Experiência de moradia completa
O sucesso dos studios vai além da matemática, segundo Kan.
Para justificar o preço do metro quadrado em espaços menores, é preciso entregar uma experiência de moradia completa. A metragem interna é compensada por uma infraestrutura de serviços e lazer de alta qualidade, que funciona como uma extensão do apartamento e favorece a socialização.
— Charles Kan, diretor da Construtora CK
Além da procura pela Geração Z, jovens profissionais e estudantes universitários, o número de pessoas da terceira idade que desejam um estilo de vida mais prático e conectado também é crescente. O modelo familiar tradicional tem cedido espaço a uma diversidade de arranjos familiares e individuais, criando um cenário promissor para a demanda por moradias de menor metragem.
O Versus, pré-lançamento da Construtora CK, terá uma torre única de 89 metros com 198 studios. A aposta em unidades compactas é complementada por mais de 1.500 m² de áreas de lazer e serviços, incluindo piscina, academia completa, estúdio de pilates, mini mercado, coworking e laundry hub.
O novo empreendimento, com entrega prevista para dezembro de 2030 e ticket médio de R$ 600 mil, reforça a visão de que o sucesso desse mercado está em entregar um ecossistema que integra moradia, serviços e experiências.
A posição de liderança de Itajaí em valorização imobiliária, vizinha de Balneário Camboriú, também é justificada pelas novidades constantes, como a diversificação de produtos com a chegada dos compactos de alto padrão. A região consolidou sua posição como um destino de lazer, um polo de negócios e de investimentos inteligentes de alta performance.
— Charles Kan, diretor da Construtora CK






