Com a chegada do calor, o consumo de álcool aumenta, elevando o risco de ressaca. Para quem não abre mão de um bom vinho no feriado, o Grupo Vino! e seu fundador, Raphael Zanette, reuniram dicas para aproveitar a bebida sem sofrimento.
Dicas para evitar a ressaca
Confira as cinco dicas essenciais para equilibrar o prazer do vinho com o bem-estar:
Não beba de estômago vazio
O principal erro é beber de jejum. O álcool é absorvido rapidamente, então, recomenda-se comer algo antes de começar a beber. Um aperitivo ou porção retardam a absorção do álcool pelo corpo.
Intercale vinho e água
O álcool tem efeito diurético, causando maior perda de líquidos. Por isso, intercale cada copo de vinho, gin ou cerveja com um copo de água para manter a hidratação.
Vinhos mais leves são a melhor opção
A escolha do vinho faz toda a diferença. Evite os muito doces ou com alto teor alcoólico, que sobrecarregam o organismo. Opte por opções mais leves e refrescantes.
Vinhos brancos frescos como Sauvignon Blanc e Chardonnay são boas opções para aproveitar nesse período. Os rosés, por sua vez, são versáteis e refrescantes, ideais para eventos ao ar livre ou um happy hour, harmonizando bem com diversos aperitivos.
— Raphael Zanette, fundador do Grupo Vino!
Atenção às bebidas açucaradas
Bebidas muito doces podem mascarar o sabor do álcool, levando ao consumo excessivo sem perceber. Além disso, misturar diferentes tipos de bebidas alcoólicas, como cervejas, vinhos e destilados, pode acelerar o mal-estar.
Conheça seus limites
O corpo tem um limite para processar o álcool. Beber rápido demais sobrecarrega esse sistema. Esteja atento aos sinais do seu corpo e pare de beber ao sentir que o álcool está em excesso no sangue.






