NEO Lume: IA transforma dados em decisões para o varejo

NEO Lume: IA revoluciona decisões no varejo

Imagem meramente ilustrativa.

A NEO Estech, startup brasileira especializada em inteligência de dados para o varejo, acaba de lançar o NEO Lume. Essa nova inteligência artificial (IA) promete transformar dados brutos em decisões rápidas e eficientes para supermercados e atacadistas.

Como o NEO Lume Otimiza o Varejo

Com uma base de clientes que inclui grandes nomes como Carrefour e Atacadão, a NEO Estech desenvolveu essa tecnologia inovadora a partir de cinco anos de coleta e análise de dados. O resultado é uma ferramenta que permite aos varejistas acessar informações cruciais sobre seus equipamentos e operações, diretamente de seus celulares, via aplicativo, web ou até mesmo pelo WhatsApp. E tudo isso em cinco idiomas diferentes.

O lançamento do NEO Lume representa um avanço significativo em um setor altamente competitivo, onde os custos com energia, manutenção e perdas podem comprometer até 7,5% do faturamento bruto. A IA atua de forma proativa, antecipando problemas, evitando desperdícios e, consequentemente, aumentando a rentabilidade dos negócios.

Funcionalidades e Benefícios da Nova IA

A solução monitora áreas como refrigeração, ar-condicionado, consumo de energia e água, geradores e sistemas anti-incêndio. A comunicação entre o usuário e a IA é facilitada por um modelo de linguagem natural, permitindo perguntas como “Quais máquinas possuem chamados abertos há mais de três dias?” ou “Quais equipamentos passam mais tempo com a porta aberta?”. Além disso, é possível reportar bugs e solicitar alterações nas configurações do sistema diretamente pela conversa.

O NEO Lume entende o contexto, identifica a instalação de origem e torna a interpretação dos dados mais acessível, oferecendo insights valiosos para a gestão eficiente do varejo.

A Experiência na Prática

Sami Diba, CEO da NEO Estech, explica que o treinamento da inteligência artificial foi realizado a partir de cinco anos de coleta de dados, inclusive em grandes redes como Carrefour, Atacadão, Savegnago, Tauste e Confiança. Ele destaca a importância dos detalhes no varejo e como o Lume aprende com o dia a dia para entregar inteligência prática aos clientes.

A gente sabe que o varejo opera no detalhe e, muitas vezes, são justamente esses detalhes que passam despercebidos. Foi com base neles que criamos o Lume. Ele aprende com o dia a dia e devolve inteligência prática para o cliente. Se antecipa aos problemas, evita desperdícios e contribui diretamente com a saúde financeira do negócio.

— Sami Diba, CEO do NEO Estech

Além disso, Fábio Pastro Gomes, coordenador de marketing e branding da startup, comenta que a criação da IA foi um passo essencial para a expansão das operações, garantindo um atendimento técnico de qualidade em larga escala.

O Lume é essencial não apenas pelo ganho em eficiência, mas porque escalar atendimento técnico de qualidade, com essa abrangência, seria impossível apenas com pessoas. Mantemos nosso time de especialistas sempre à disposição, mas, para muitas dúvidas e ações mais repetitivas, agora é possível resolver diretamente pelo celular.

— Fábio Pastro Gomes, coordenador de marketing e branding da NEO Estech

Expansão Internacional

A inteligência artificial atenderá em cinco idiomas: português, inglês, espanhol, francês e italiano. Essa estratégia visa reforçar a internacionalização da NEO Estech, que já está presente em seis países.

Sobre a NEO Estech

Fundada em 2020, a NEO Estech é uma plataforma avançada de Inteligência de Dados para monitoramento e gestão de equipamentos. A empresa fornece insights intuitivos para otimizar o consumo de energia, reduzir a manutenção, evitar desperdícios e digitalizar processos.

Com tecnologia própria e operação 100% bootstrapping, a NEO Estech conecta mais de 200 mil sensores em seis países, oferecendo soluções de IA em nuvem, predição de falhas, automação e análise de performance em tempo real. A empresa está presente em grandes redes como Carrefour, Atacadão, Savegnago, Tauste e Confiança.


Por favor, nos ajude avaliando esse artigo!

Comentários

Deixe um comentário