Nexxera e CERC aceleram a adoção da duplicata escritural

Nexxera e CERC parceria duplicata escritural

Imagem meramente ilustrativa.

A Nexxera, referência nacional em automação de processos financeiros e mercantis, acaba de firmar uma parceria estratégica com a CERC, única infraestrutura do mercado especializada em crédito com recebíveis, para acelerar a adoção da duplicata escritural no Brasil.

Objetivo da parceria

A iniciativa visa apoiar empresas e instituições financeiras na transição para o novo modelo digital. Este modelo será obrigatório a partir de 2026 para companhias com faturamento acima de R$ 300 milhões. A duplicata escritural nasce em ambiente regulado, com rastreabilidade, governança e segurança jurídica. Esses são elementos essenciais para ampliar o acesso ao crédito com eficiência e conformidade.

As empresas que se anteciparem à obrigatoriedade terão ganhos reais em seus fluxos financeiros e uma vantagem competitiva relevante.

— Edson Silva, presidente da Nexxera

A parceria facilita a transição de muitos negócios para essa nova fase do crédito no país.

— Fernando Fontes, CEO da CERC

A Nexxera conecta empresas, fornecedores e bancos em um ecossistema colaborativo. Junto à CERC, oferece soluções completas para adoção da duplicata escritural sem necessidade de investimentos adicionais.

O que é a duplicata escritural?

A duplicata escritural é a versão digital da duplicata cartular. Este é um título tradicionalmente utilizado por empresas para antecipação de recebíveis. Diferente do modelo físico, o título escritural nasce em um ambiente digital regulado. Isso oferece rastreabilidade, governança e segurança jurídica para todas as partes envolvidas. O cronograma regulatório prevê que a digitalização comece em novembro de 2025. O início da obrigatoriedade será entre junho e outubro de 2026 para empresas que faturam mais de R$ 300 milhões por ano.

Benefícios da antecipação

A parceria entre Nexxera e CERC tem como objetivo apoiar empresas e instituições financeiras na adaptação ao novo modelo. Desse modo, promove maior integração entre os agentes da cadeia produtiva e antecipa benefícios. Entre eles, estão a agilidade nos processos, segurança no uso dos recebíveis e acesso facilitado ao crédito. Os negócios que se adaptarem primeiro terão uma vantagem competitiva relevante com acesso aos melhores negócios e ativos do mercado.

Edson Silva, fundador e presidente da Nexxera, destaca a importância da parceria:

As duplicatas escriturais representam um avanço importante para o mercado e essa parceria contribui para que as empresas estejam prontas antes da obrigatoriedade, com ganhos reais em seus fluxos financeiros e na gestão da cadeia produtiva. A Nexxera traz 33 anos de experiência em soluções que incrementam resultados e, junto com a CERC, oferecemos caminhos viáveis para adoção sem necessidade de investimentos adicionais.

— Edson Silva, fundador e presidente da Nexxera

Além disso, Fernando Fontes, CEO da CERC, complementa:

A duplicata escritural é um novo capítulo na forma como o crédito é estruturado no Brasil. A CERC se preparou ao longo dos últimos anos para este momento, desenvolvendo tecnologia robusta e processos aderentes à regulação. A parceria com a Nexxera facilita a transição de muitos negócios para essa nova fase.

— Fernando Fontes, CEO da CERC


Por favor, nos ajude avaliando esse artigo!

Comentários

Deixe um comentário