Programa CPLP Audiovisual: Prazo final para inscrições

Logo do Programa CPLP Audiovisual PAV III

Imagem meramente ilustrativa.

Termina nesta quinta-feira (25) o prazo para inscrições na terceira edição do Programa CPLP Audiovisual (PAV III), da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). No Brasil, a iniciativa é fruto da parceria entre o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria do Audiovisual (SAV), e a TV Brasil, veículo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Oportunidades para documentários e obras de ficção

As convocações nacionais são voltadas para documentários (DOCTV) e obras de ficção (FICTV). Interessados podem se inscrever por meio desta página.

Neste mês de setembro, o MinC disponibilizou no Youtube as gravações de duas lives com tira-dúvidas sobre o tema. Os vídeos podem ser acessados aqui e aqui.

Além disso, o MinC oferece mais informações sobre o programa em seu site oficial.

Ministra destaca importância do Programa CPLP Audiovisual

A Ministra Margareth Menezes destacou o Programa CPLP Audiovisual em entrevista à TV Brasil, ressaltando a importância da iniciativa para o desenvolvimento do setor audiovisual nos países de língua portuguesa.

O Diretor-Geral da EBC também participou de um painel sobre o Programa CPLP Audiovisual no NordesteLAB 2025, onde foram discutidas as oportunidades e desafios do programa.

Objetivos e eixos de atuação do PAV III

O PAV III tem como objetivo implementar uma política compartilhada de desenvolvimento do setor audiovisual nos países de língua portuguesa, promovendo a produção e teledifusão de documentários e obras de ficção.

Coordenado pelo Secretariado Executivo da CPLP, o programa conta com investimentos de Angola, Brasil e Portugal, e é gerenciado pelo Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB). A Rede CPLP Audiovisual também inclui Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Eixos de atuação:

  • Convocatórias DOCTV e FICTV 2025: Seleção e coprodução de nove obras audiovisuais de 52 minutos (65 mil euros cada) e 27 curtas-metragens (15 a 30 minutos, 18 mil euros cada), com exibição nas emissoras públicas dos países participantes;
  • Programa Nossa Língua: Intercâmbio de conteúdos entre emissoras públicas da CPLP, com exibição simultânea de documentários nacionais;
  • Painel Audiovisual da CPLP: Pesquisa e publicação sobre o mapeamento dos setores audiovisuais dos Estados-Membros;
  • Oficinas de Formação: Capacitação em áreas como gestão, desenvolvimento de projetos, fotografia, som, montagem, curadoria e difusão.

Por favor, nos ajude avaliando esse artigo!

Comentários

Deixe um comentário