A Insider, referência brasileira em moda tecnológica e sustentável, reforça seu compromisso com a sustentabilidade. A empresa adota práticas ambientalmente sustentáveis em seu dia a dia, visando reduzir o impacto da indústria da moda.
Materiais e práticas sustentáveis
Atualmente, 80% do portfólio da marca é feito com materiais biodegradáveis, e 75% dos produtos vendidos são de origem natural. Além disso, mais de 95% dos insumos usados na produção das fibras são tratados e reutilizados.
Mais do que isso, dois terços das peças da Insider são confeccionadas com fibras celulósicas como viscose, modal e liocel, todas provenientes de madeira de reflorestamento. Essas matérias-primas têm certificações internacionais como FSC® e PEFC®, que garantem manejo florestal sustentável. Os tecidos também possuem o selo OEKO-TEX®, que atesta a ausência de substâncias nocivas. As embalagens, por sua vez, possuem o selo eureciclo, reforçando o compromisso com a economia circular.
Parceria com a Woodspin
Desde a sua fundação, a marca brasileira de roupas funcionais busca repensar o modo como o vestuário é produzido e consumido, unindo tecnologia e inovação a processos que causem menos impacto ambiental. A mais recente iniciativa nesse caminho foi a parceria firmada com a Woodspin para adoção de uma fibra sustentável, desenvolvida a partir de celulose de madeira renovável.
Em março deste ano, a Insider formalizou uma Carta de Intenções (LOI, na sigla em inglês) com a Woodspin, que é uma joint venture entre a finlandesa Spinnova e a brasileira Suzano, para garantir o fornecimento da fibra Spinnova até 2029.
Tecnologia inovadora
A tecnologia da Spinnova se diferencia por não utilizar solventes ou produtos químicos nocivos na transformação da celulose em fibra. O processo é realizado por meio de refinamento mecânico, o que gera economia de até 98% no uso de água em comparação com a produção de fibras convencionais. Além disso, o tecido resultante é reciclável, biodegradável e apresenta emissões significativamente menores de CO₂ do que alternativas tradicionais.
Esse cuidado reflete uma lógica defendida pela marca: reduzir impactos ao mesmo tempo em que compensa as emissões geradas. Um exemplo prático é a Tech T-Shirt®, feita de tecido modal, que consome pelo menos quatro vezes menos água e emite 77% menos gases de efeito estufa do que uma camiseta de algodão. O produto se tornou carbono negativo, com compensação em dobro de suas emissões.
Impacto ambiental e desmatamento
Esse movimento se conecta a um contexto ambiental urgente. De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, entre agosto de 2024 e julho de 2025 o desmatamento na Amazônia somou 4.495 km² em alertas — uma área quase três vezes maior que o município de São Paulo. No mesmo período, o Brasil registrou 30,8 milhões de hectares queimados, um aumento de 79% em relação a 2023, atingindo especialmente vegetação nativa nos biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica, segundo levantamento do MapBiomas.
Esses números reforçam a importância de soluções industriais que protejam florestas e contribuam para a mitigação das mudanças climáticas. O setor têxtil é um dos que mais pressionam os recursos naturais do planeta. Sabemos que não existe consumo sem impacto, mas acreditamos que é possível construir soluções muito menos agressivas ao meio ambiente.
— Yuri Gricheno, CEO e cofundador da Insider
Durabilidade e economia circular
Em uma pesquisa da Ellen MacArthur Foundation, foi constatado que cerca de 73% das roupas produzidas no mundo acabam em aterros sanitários ou são incineradas, e menos de 1% são recicladas. Um dado ainda mais preocupante é que quase 60% das roupas são descartadas em apenas um ano de sua produção. Em paralelo, a Insider desenvolveu tecidos que são até nove vezes mais resistentes ao desbotamento e possuem estabilidade dimensional quase duas vezes maior quando comparados ao algodão convencional, garantindo que as peças mantenham a qualidade por mais tempo.
O elastano com resistência ao cloro também aumenta em até três vezes a durabilidade das peças, especialmente no segmento de moda praia. Estes são exemplos de como a Insider utiliza tecnologia têxtil, design funcional e processos responsáveis para garantir roupas de alta durabilidade e reduzir sua pegada ambiental.
Gricheno destaca que, para a Insider, a sustentabilidade não é entendida como uma ação pontual ou um discurso de marketing, mas como parte do DNA da marca. “A aposta em fibras sustentáveis como a Spinnova soma-se a outras iniciativas de economia circular e design consciente, que buscam prolongar a vida útil das peças, estimular práticas de reaproveitamento e reduzir a geração de resíduos têxteis”, afirma Gricheno. Esse ciclo se completa porque os tecidos da marca, além de funcionais e tecnológicos, são biodegradáveis: após anos de uso, podem retornar à natureza sem comprometer o equilíbrio ambiental.
Sobre a Insider:
A Insider foi fundada em 2017 por Yuri Gricheno e Carol Matsuse, com o propósito de trazer uma mudança significativa na indústria da moda, centrada em três pilares: tecnologia, design e sustentabilidade. Seus produtos são desenvolvidos com estética atemporal e maior durabilidade, assim, geram menos consumo e utilizam menos recursos naturais. É considerada a maior marca de roupas essenciais do e-commerce brasileiro, com mais de mais de meio milhão de clientes em mais de 50 países.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.