IA Inovadora: Simulação da ONU no Dante Alighieri com IA

Alunos do Dante Alighieri participam de simulação da ONU com país representado por IA.

Imagem meramente ilustrativa.

Um país representado por inteligência artificial participou de uma simulação da ONU no Colégio Dante Alighieri. Pela primeira vez, e sem que os alunos soubessem previamente, houve a participação de um país por meio de IA.

Simulação da ONU com IA surpreende no Dante Alighieri

São Paulo, 11 de setembro de 2025 – Durante esta semana, ocorreu a tradicional simulação da Organização das Nações Unidas (ONU) do Colégio Dante Alighieri, organizada desde 2016. Desta vez, o evento envolveu cerca de 450 estudantes, em uma atividade pedagógica de uma semana inteira voltada a todos os alunos da 1ª série do Ensino Médio, com convidados de outras escolas, públicas e privadas. Estudantes representaram países para realizar debates em diversas áreas, como desarmamento nuclear e guerras comerciais. Houve, inclusive, uma simulação extraordinária da Assembleia dos Estados Gerais que precedeu a Revolução Francesa, em 1789. O encerramento, nesta sexta-feira (12), será feito pelo jurista e ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil Celso Lafer, ex-aluno do colégio.

Neste ano, o evento inovou ao incluir comitês de discussão sobre o uso responsável da inteligência artificial (IA). Nesse comitê, o Dante inaugurou uma nova dinâmica e organizou, pela primeira vez, a participação de um país por meio da inteligência artificial. Os alunos só souberam no momento da aparição da participante.

CLIQUE PARA ASSISTIR O VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DE XIA ADA TURING, A IA CRIADA PELO COLEGIO DANTE ALIGHIERI

A surpresa da IA no comitê de Governança de IA

A simulação dos comitês, que iniciou na segunda-feira (dia 8), teve, entre seus 15 comitês, um dedicado a debater Governança de IA. Nesta sala, os alunos tiveram contato com a representante da China, Xia Ada Turing, que surpreendeu a todos por ser uma inteligência artificial. No primeiro dia de debates, terça-feira (dia 8), os DPOs (Documentos de Posicionamento Oficial) de cada país foram apresentados pelos alunos, servindo como ponto de partida e treinamento para Ada. A IA, programada pelo professor Matheus de Pina, foi testada e treinada preliminarmente por ele e pela Coordenadora de Tecnologia Educacional, professora Verônica Cannatá, e acompanha o nível de conhecimento e a maturidade argumentativa dos alunos, de maneira a participar das discussões do comitê de igual para igual. A semana de debates é organizada pelos coordenadores do Dante Jackson Farias, de História, e Danilo Mesquita, de Geografia.

Além disso, a iniciativa, conhecida como Modelo de Nações Unidas (MUN), é uma atividade somativa que engloba todos os departamentos do colégio e envolve todos os 295 alunos da 1ª série do Dante, além de voluntários das 2ª e 3ª séries e ex-alunos. Durante a semana, os estudantes são divididos em 16 comitês, cada um representando uma agência da ONU, em grupos de 15 a 60 alunos. Cada participante assume o papel de um país. O programa de simulação de encontros da ONU se desenvolve no Dante há anos e ganha agora maior escala, buscando reforçar a capacidade de oralidade, síntese e negociação dos estudantes.

Essas simulações são uma maneira eficaz de preparar os jovens para os desafios do futuro. Eles precisam entender a dinâmica das relações internacionais, desenvolver a capacidade do diálogo para resolução de problemas e cooperação. Esse evento oferece uma plataforma prática para isso.

— Manoel Resende, coordenador do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri

Diferenciais da edição e o papel da tecnologia

O diferencial desta edição está nos dois comitês de tecnologia, que incluem debates sobre Cybercrimes – onde os alunos discutirão leis, dados e vieses – e, principalmente, sobre Governança de IA, envolvendo cerca de 40 países. Jackson Farias, co-responsável pela simulação, junto com Danilo Mesquita, afirmou que a tecnologia faz parte do cotidiano e o debate sobre seu uso responsável é fundamental. Incluir a inteligência artificial no processo eleva a simulação a outro patamar e incentiva um pensamento mais crítico sobre como a IA pode ser usada para o bem da humanidade.

Verônica Cannatá, coordenadora de tecnologia do Dante, complementa: “Inovamos ao desenvolver uma IA para interagir com os alunos em tempo real durante a simulação, incentivando a reflexão sobre a persuasão, os vieses e suas consequências. A máquina foi treinada a partir do repertório humano, ou seja, os discursos dos alunos que foram entregues previamente. Esta iniciativa alerta para a urgência da regulamentação da IA”.

Ao longo do ano, os alunos que participam da eletiva de simulação da ONU são treinados para eventos internos e externos. Os comitês funcionam durante a semana toda – de 8 a 12 de setembro – das 7h às 12h55, com uma cerimônia de abertura na segunda-feira e de encerramento na sexta-feira.

Sobre o Colégio Dante Alighieri

Fundado pela comunidade italiana em 1911, o Dante é um colégio que tem conseguido de forma eficiente unir sua tradição à inovação. Atende alunos desde os três anos até a terceira série do Ensino Médio. Oferece currículo internacional, com o Liceo Scientifico, reconhecido pelo governo italiano, e tem também o High School. Com seu programa de iniciação científica junior, estimula a investigação e resolução de problemas, sendo um dos mais premiados do Brasil em competições científicas internacionais. A abordagem da tecnologia e da experimentação científica começa já na educação infantil. Conta com infraestrutura atualizadíssima em termos de tecnologia, literatura, artes e ciências – com um dos mais proeminentes museus escolares de História Natural do Brasil. A proposta educacional se ampara na excelência do ensino para a formação de um indivíduo com consciência de suas possibilidades e limitações, munido de uma cultura que lhe permita conhecer e compreender o mundo e refletir criticamente sobre o papel dos seres humanos na sociedade.

FICHA TÉCNICA DO VÍDEO:

Imagem estática de Ada: Rodrigo Abrantes (feito com Gemini)
Imagens em movimento de Ada: Matheus Pina (feito com Gemini)
Roteiro e texto: Verônica Cannatá (feito com Chat GPT)
Edição do vídeo: Duane Rios
Ada foi 100% criada a partir da interação de humanos com IAs generativas


Por favor, nos ajude avaliando esse artigo!

Comentários

Deixe um comentário