Ir para o conteúdo
Publicidade
jornow.com
jornow.com

Tudo o que você precisa saber.

Filmes

>>Filmes em Cartaz no Brasil

>>Filmes na minha cidade

>>Trailers

Cinemas


Política de Privacidade
Política de Cookies

  • Filmes
    • Filmes em cartaz no Brasil
    • Filmes na minha cidade
    • Filmes por gênero
    • Programação por cidade
    • Trailers
  • Cinemas
sábado, dezembro 6, 2025
Home / Saúde / Comunicação regenerativa: a chave para resolver conflitos?
  • Comportamento
  • Desenvolvimento Pessoal
  • Saúde

Comunicação regenerativa: a chave para resolver conflitos?

outubro 3, 2025
Renato Lisboa falando sobre comunicação regenerativa.

Após uma briga generalizada marcar o fim do Spaten Fight Night 2, surge o questionamento: é possível resolver conflitos apenas com punições, ou existe uma forma de reconciliação? Para o neuropsicanalista Renato Lisboa, autor do livro “Comunicação Regenerativa – Tecer diálogos que curam, conectam e transformam o mundo”, os conflitos são oportunidades de cura e fortalecimento de vínculos.

A comunicação regenerativa como ferramenta de transformação

No livro, Lisboa explica que os conflitos são naturais do ser humano e podem ser transformados em oportunidades de cura e fortalecimento dos vínculos. A comunicação regenerativa oferece um caminho para transformar os conflitos em oportunidades de aprofundamento, cura e renovação dos laços, em vez de permitir que se tornem feridas abertas ou cicatrizes mal curadas.

A comunicação regenerativa oferece um caminho para transformar os conflitos em oportunidades de aprofundamento, cura e renovação dos laços, em vez de permitir que se tornem feridas abertas ou cicatrizes mal curadas.

— Renato Lisboa, neuropsicanalista e autor do livro “Comunicação Regenerativa”.

Durante uma entrevista, Renato pode mostrar que um conflito não precisa ser encarado como uma batalha a ser vencida, mas como uma oportunidade de praticar o diálogo consciente, a escuta atenta e ações de reparação e reconciliação, mesmo em disputas intensas.

Pilares da comunicação regenerativa

Imersa em uma realidade marcada pelo antagonismo constante, a humanidade enfrenta a fragmentação dos vínculos sociais e a dificuldade de diálogo em diversos âmbitos: nas relações pessoais, nos contatos profissionais e nos debates públicos. É nesse contexto que o neuropsicanalista Renato Lisboa publicou o livro Comunicação Regenerativa – Tecer diálogos que curam, conectam e transformam o mundo.

Na obra, Lisboa propõe a transformação da comunicação em um ato consciente para cultivar e regenerar relacionamentos. Segundo ele, a avalanche de interações na atualidade, especialmente online, esgota mais do que nutre, divide mais do que une e confunde mais do que ilumina. Nesse cenário debilitante, a Comunicação Regenerativa surge como antídoto. A proposta do autor se ancora em princípios como intencionalidade, reciprocidade, contexto e resiliência, todos orientados a restaurar e fortalecer os vínculos humanos. Em vez de palavras disparadas como flechas, essa nova maneira de se comunicar prepara o solo, escolhe as sementes com cuidado, acompanha o crescimento e colhe no tempo certo.

O especialista vai além dos princípios da Comunicação Não-Violenta, ferramenta amplamente difundida para evitar a escalada de discussões, e apresenta algo novo, capaz de recuperar relações mesmo quando uma desavença está estabelecida. Na Comunicação Regenerativa, a escuta profunda, a linguagem geradora e o diálogo circular são práticas fundamentais para que interações se tornem experiências de reconexão e de cocriação.

Aplicações práticas da comunicação regenerativa

Ao longo das páginas, Lisboa oferece aplicações práticas que vão dos relacionamentos pessoais às organizações, da vida em sociedade à relação com o meio ambiente. No âmbito íntimo, ele destaca que conflitos podem ser utilizados como fertilizantes emocionais para nutrir vínculos com presença integral. No ambiente corporativo, sugere uma comunicação que funcione como solo fértil para a liderança, a transparência e a sustentabilidade.

No dia a dia, a Comunicação Regenerativa pode solucionar diferentes dilemas, desde uma conversa difícil no trabalho até a condução de disputas familiares. Em vez de reações automáticas ou agressivas, ela orienta a desacelerar, ouvir profundamente e escolher palavras que promovam clareza, confiança e cooperação.

Isso significa, por exemplo, transformar críticas em observações construtivas, substituir julgamentos por curiosidade genuína e criar espaços seguros para a expressão de ideias. Ao adotar essa postura, explica o neuropsicanalista, líderes fortalecem equipes, famílias nutrem vínculos e comunidades encontram formas mais saudáveis de resolver divergências.

Comunicação Regenerativa funciona como chamado para uma nova cultura de relacionamento. Ao elencar a comunicação como um ato consciente de regeneração, Renato Lisboa oferece um caminho para enfrentar os desafios contemporâneos da polarização e da solidão. Mais do que ensinar a falar, essa leitura mostra como tecer diálogos que curam, conectam e transformam.

Sobre o autor

Renato Lisboa é neuropsicanalista, advogado, jornalista, mentor e master coach com trajetória marcante em diversas áreas. Liderou a maior negociação trabalhista administrativa do Brasil, conquistando reconhecimento nacional e sendo homenageado como Cidadão Honorário de Ouro Preto (MG). Com projeção internacional, recebeu o Top of Mind International (Portugal, 2024 e 2025) e a Palma de Ouro (2025). Atualmente, ocupa a presidência da Academia Hispano-Brasileña de Ciencias, Letras Y Artes. Autor de best-sellers, dedica sua carreira ao desenvolvimento humano, unindo valores cristãos, expertise técnica e empatia para inspirar milhares de pessoas. Suas palestras e obras literárias são ferramentas de transformação, impactando vidas e carreiras. CEO da Editora Lisboa, consolida seu legado no universo editorial, promovendo crescimento pessoal e profissional por meio da literatura.

Share this Article
Marcado:comunicaçãoconflitosdiálogoneuropsicanáliseRelacionamentosRenato Lisboa
Previous Article
Sistema Integrado de Segurança Leroy Merlin e Sekron Digital

Leroy Merlin e Sekron Digital: Inovação em segurança e redução de custos

Next Article

Sing Comunicação é destaque entre agências da América Latina

Sing Comunicação entre as melhores agências da América Latina
admin

Related Posts

Conveniência digital afeta o aprendizado humano? Reflexão de especialista
Conveniência digital afeta o aprendizado humano? Reflexão de espe ...
dezembro 4, 2025
Geração Z troca baladas por vida saudável e relacionamentos claros
Geração Z troca baladas por vida saudável e relacionamentos claro ...
dezembro 2, 2025
Bom humor, e não só beleza, excita, revela pesquisa sobre sexo
Bom humor, e não só beleza, excita, revela pesquisa sobre sexo
novembro 27, 2025

Deixe um Comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Copyright © 2025 jornow.com | Desenvolvido por Revista de Notícias X
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}