Home / Tecnologia / Pipocando: Bruno Bock revela tendências do audiovisual no Festival

Pipocando: Bruno Bock revela tendências do audiovisual no Festival

Pipocando: Bruno Bock revela tendências do audiovisual no Festival

Bruno Bock, do canal Pipocando, apresentou as novas tendências do mercado audiovisual no Brasil durante o Festival Iguassu Inova. Com uma carreira focada em inovação, o criador compartilhou sua visão sobre as transformações do mercado audiovisual brasileiro e as oportunidades que surgem com a Inteligência Artificial (IA) no evento que ocorreu na última sexta-feira, 24.

A trajetória de Bruno Bock no mundo digital

Bock, que trabalha com produção de conteúdo para a internet há mais de 15 anos, acompanhou de perto as grandes mudanças da produção digital. Atualmente, lidera uma produtora voltada para conteúdos criados com IA.

“Tudo na vida passa por uma curva que tem início, desenvolvimento e final. Quando estamos no começo, temos uma sensação e perspectiva diferentes. Eu comecei quando tudo era novidade no YouTube, e tínhamos uma nova visão sobre o que estava por vir”, explicou Bock.

O produtor relembrou o início de sua trajetória, quando o mercado digital ainda estava dando os primeiros passos. “Era algo que ninguém sabia fazer, mas existia uma onda e eu soube surfar. Vivi a ‘corrida do ouro’ do YouTube. Agora, estou na IA”, afirmou.

A origem do Pipocando

O criador também comentou sobre a origem do canal Pipocando, que nasceu como uma ideia dentro de uma empresa de TV a cabo para atrair o público jovem. “No começo, contratávamos atores, mas percebemos que o público queria gente de verdade, ou seja, jovens que viviam a cultura da internet. Foi aí que montamos um cast com pessoas dessa geração, entre elas, o Rolandinho, que foi meu parceiro por muitos anos”, lembrou.

O canal se tornou um dos maiores sobre o tema no Brasil, contando com mais de 4 milhões de inscritos. Entre os fãs, está Sophia Kobayashi, de 22 anos, estudante de Ciência da Computação. Para ela, a visão de Bock sobre a Inteligência Artificial chamou a atenção por conectar inovação e oportunidades no mercado. “Ele trouxe um novo olhar, mostrando como essa tecnologia pode ser usada para melhorar o trabalho e abrir novos caminhos”, destacou.

A aposta no mercado de Inteligência Artificial

Mesmo após altos e baixos, o produtor segue apostando em inovação. À frente de uma produtora de IA, Bock acredita que essa nova fase representa mais uma curva de transformação no audiovisual. “Eu vivi fases e elas se repetem. O importante é aprender a mudar a estratégia”, concluiu.

Bock explicou que, assim como nas primeiras fases da internet, a chegada de novas tecnologias cria momentos únicos de disrupção. “Quando olhamos para uma tecnologia disruptiva como a IA, encabeçamos um movimento de mudanças. Ela não veio para substituir, mas para ser nossa assistente. Processos que eu faria em um mês, hoje faço em um dia, usando um prompt bem feito e treinando-a para me auxiliar”, explica.

Esteja atento aos ciclos

Ao falar sobre tendências, o criador reforçou a importância de estar atento aos ciclos e não apenas seguir o fluxo. “Não adianta querer estourar e fazer algo revolucionário olhando para o que foi feito lá atrás. Esteja ligado quando as coisas estão acontecendo. Não ande junto com a multidão”, frisou.

Na palestra, também destacou que muitos dos fenômenos que marcaram o audiovisual — como os vídeos curtos e a massificação dos streamings — nasceram da capacidade de identificar mudanças antes que se tornassem consenso. “Quem sacou a tendência de vídeos curtos ou o crescimento do cinema via plataformas de streaming surfou uma grande onda. Se eu não tivesse feito, outros fariam. Eu apenas não perdi o momento”, ressaltou.

Sobre o Festival Iguassu Inova

Realizado pelo Itaipu Parquetec, em parceria com a Itaipu Binacional e o Governo do Brasil, o evento é gratuito e reúne cinco mundos do conhecimento: Latinoware, FIciências, Sapiens, Summit Tour e Itaipu Parquetec com palestras, hackathons, mostras científicas e culturais, oficinas, gastronomia e shows.

Marcado:

Deixe um Comentário