O uso da inteligência artificial (IA) nos processos seletivos está crescendo. A ferramenta pode ser uma aliada valiosa para quem busca novas oportunidades no mercado, desde a criação de currículos personalizados até a atualização de perfis no LinkedIn e a preparação para entrevistas. A IA já consegue identificar vagas sob medida, alinhadas às habilidades, experiências e objetivos de cada candidato.
Como a IA pode te ajudar na busca por vagas?
De acordo com Flávia Mentone, CEO da Reponto, empresa especializada em recrutamento e seleção de pessoas com deficiência, já existem plataformas de recrutamento com IA que analisam o histórico profissional, habilidades, interesses e comportamento em testes e interações para indicar vagas alinhadas ao perfil do profissional. “Essa funcionalidade é benéfica tanto para recrutadores quanto para candidatos, pois economiza tempo e aumenta as chances de sucesso e compatibilidade na contratação”, explica.
Dicas para usar a IA estrategicamente
Para utilizar a IA de forma estratégica na busca por vagas, a especialista em recrutamento e seleção aponta quatro dicas práticas:
- Personalize seu currículo: Utilize ferramentas de IA que extraem palavras-chave das descrições das vagas e geram textos otimizados para os requisitos específicos de cada oportunidade.
- Otimize seu perfil nas plataformas de emprego: Um perfil otimizado aumenta suas chances de ser encontrado por recrutadores no LinkedIn, por exemplo. Utilize a IA para analisar perfis de outros profissionais da sua área e identificar termos, competências e formatos mais atrativos. Aprimore sua foto profissional e elabore um bom resumo sobre sua trajetória.
- Pesquise e analise as vagas: Ferramentas de monitoramento de mercado podem ajudar a identificar tendências do setor, mapear oportunidades e estudar a concorrência. Além disso, softwares de IA podem sugerir vagas alinhadas ao seu perfil, realizando análises preditivas sobre suas chances de sucesso no processo seletivo.
- Prepare-se para entrevistas: A IA também pode ser uma aliada na simulação de entrevistas e na análise do seu desempenho. Interaja com ferramentas que trazem perguntas frequentes e oferecem feedbacks sobre sua comunicação verbal e linguagem corporal.
Atenção ao uso excessivo da IA
Por fim, Flávia reforça a importância de evitar a dependência excessiva da IA. “Ela deve ser um apoio ou ponto de partida, mas é preciso checar informações, dados e se o conteúdo criado realmente reflete a experiência e habilidades reais do candidato. O que os recrutadores mais valorizam é a autenticidade, por isso priorize sempre combinar o trabalho da IA com seu toque pessoal, isso faz diferença no processo de recolocação profissional e mostra diferencial”, finaliza.
O que os recrutadores mais valorizam é a autenticidade, por isso priorize sempre combinar o trabalho da IA com seu toque pessoal, isso faz diferença no processo de recolocação profissional e mostra diferencial.






