A Docusign, líder em gestão de contratos impulsionada por Inteligência Artificial (IA), anunciou a integração da plataforma Docusign Intelligent Agreement Management (IAM) ao ChatGPT. A novidade, viabilizada pelo Protocolo de Contexto do Modelo (MCP), permitirá que usuários e agentes de IA criem e analisem contratos diretamente no ChatGPT, sem a necessidade de alternar entre diferentes plataformas.
Integração visa otimizar a criação e gestão de contratos
Com a integração, a IA de gestão de acordos da Docusign poderá ser utilizada para criar, assinar e gerenciar contratos de forma integrada ao ChatGPT, que já auxilia milhões de pessoas na exploração de ideias e solução de problemas diários.
A IA está transformando a forma como as pessoas trabalham, e o maior impacto virá quando ela se conectar diretamente às ferramentas em que confiamos todos os dias. Ao trazer as capacidades da Docusign de gestão de acordos de ponta a ponta e os agentes para o ChatGPT, tornaremos mais fácil para qualquer pessoa passar de conversa para ação – de forma segura, inteligente e com confiança.
— Allan Thygesen, CEO da Docusign
Redução de burocracia e agilidade nas decisões
Giancarlo “GC” Lionetti, Chief Commercial Officer da OpenAI, também comentou a integração. Segundo ele, conectar a Docusign ao ChatGPT ajudará as equipes a reduzir o trabalho burocrático, acelerar as decisões e otimizar o tempo para atividades mais importantes.
É um ótimo exemplo de como empresas baseadas em IA, como a Docusign, estão integrando fluxos de trabalho essenciais ao ChatGPT para que sejam executados de forma mais rápida, inteligente e automatizada.
— Giancarlo “GC” Lionetti, Chief Commercial Officer da OpenAI
Exemplos de uso da integração Docusign e ChatGPT
A Docusign exemplifica algumas situações em que a integração entre as plataformas pode ser útil:
- Redigir um contrato de aluguel residencial, especificando detalhes como localização, duração e valor do aluguel.
- Criar um pedido de compra e enviá-lo para assinatura.
- Identificar contratos de fornecedores com valores e prazos específicos, preparando uma carta de intenção para renegociação.
Para viabilizar a integração, a Docusign está desenvolvendo um conector utilizando o Model Context Protocol (MCP), que permitirá a conexão segura entre o ChatGPT e o Docusign IAM, mantendo os padrões de segurança e conformidade.
Em suma, a novidade representa um avanço na gestão inteligente de acordos, integrando-a aos ambientes de trabalho, como o ChatGPT.






