O Rei do Mate, uma das maiores redes de casas de mate e cafeterias do país, reforça sua posição no mercado de franchising com números que comprovam a solidez de seu modelo de negócio. Atualmente, a rede conta com mais de 328 lojas em operação em todo o Brasil e planeja alcançar um faturamento total de R$ 400 milhões até 2025.
Fidelização de franqueados é destaque
Um dos principais diferenciais da rede é a alta taxa de fidelização de seus franqueados. Dos 208 franqueados, 56 operam 182 unidades. Isso significa que 55,5% da rede é gerida por multi-franqueados que cresceram junto com a empresa.
Além disso, a longevidade dos franqueados também é um ponto forte. Em média, os multi-franqueados estão na rede há 17 anos, enquanto os franqueados que operam apenas uma unidade permanecem, em média, 12 anos.
Consistência do modelo de negócio
Os dados sobre o tempo de operação das lojas reforçam a consistência do modelo de negócio do Rei do Mate. Mais de 50% da rede (167 unidades) está em funcionamento há mais de 10 anos. Desse total, 70 lojas operam há mais de 20 anos (22,2%), 55 estão em operação há 10 a 15 anos (17,4%) e 42 funcionam há 5 a 10 anos (13,3%).
História e expansão
Fundado em 1978, o Rei do Mate completará 47 anos em 2025. O modelo de franquias, implementado em 1992, já soma 33 anos de atuação. Durante esse período, a marca conquistou 26 Selos de Excelência em Franchising consecutivos e mantém uma média de crescimento superior a 70%, impulsionada pelos próprios franqueados, o que demonstra a força da marca e a solidez da parceria construída ao longo dos anos.
Segundo Antonio Carlos Nasraui, CEO do Rei do Mate, os números refletem o crescimento da rede e o desenvolvimento dos franqueados. Muitos começaram com uma loja e hoje possuem várias, alguns com quase duas décadas de parceria.
Isso mostra que o Rei do Mate é mais do que um negócio rentável: é uma parceria de longo prazo, sólida e confiável — Antonio Carlos Nasraui, CEO do Rei do Mate
Nasraui conclui que a longevidade e a confiança conquistadas junto aos franqueados são o maior atestado de que o Rei do Mate possui um modelo de negócio consistente e rentável para quem busca operar no setor de franchising.
Fidelizar consumidores é um desafio constante no varejo, mas fidelizar franqueados talvez seja ainda mais difícil. — Antonio Carlos Nasraui, CEO do Rei do Mate





