Home / Tecnologia / Schneider Electric lidera em integração de armazenamento de energia

Schneider Electric lidera em integração de armazenamento de energia

Schneider Electric lidera em integração de armazenamento de energia

A Schneider Electric foi classificada como número um no Guidehouse Research Leaderboard de 2025 para integradores de microrredes. Além disso, a empresa foi reconhecida como uma das cinco maiores globalmente no Distributed Energy Storage Systems (DESS) Integrators Leaderboard.

Reconhecimento global em soluções energéticas

Os rankings reafirmam a posição da companhia como pioneira no fornecimento de soluções energéticas resilientes, sustentáveis e escaláveis. Apoiada pela plataforma EcoStruxure™, a Schneider Electric disponibiliza um conjunto abrangente de soluções de microrrede, incluindo hardware, software e serviços adaptados a diferentes níveis de complexidade, desde sistemas totalmente personalizados até ofertas modulares padronizadas.

O EcoStruxure™ Microgrid Flex, por exemplo, oferece sistemas modulares pré-projetados, como o Centro de Controle de Energia, armazenamento de baterias e controladores de microrrede, que são testados para funcionar perfeitamente em conjunto. Essa padronização agiliza a implementação, reduz o tempo de engenharia e acelera o ROI, tornando as microrredes avançadas mais acessíveis e escaláveis.

Microrredes como solução essencial

À medida que organizações em todo o mundo enfrentam desafios crescentes, como interrupções na rede elétrica relacionadas ao clima, elevação dos custos de energia e congestionamento da rede elétrica, impulsionados pelo ritmo acelerado da eletrificação, as microrredes passaram a ser essenciais para garantir a disponibilidade, a resiliência e a sustentabilidade da energia. A liderança da Schneider Electric nesse segmento não é apenas reconhecida por analistas do setor, mas também demonstrada por meio de soluções transformadoras adotadas em projetos de clientes.

Impacto no mundo real: de vinícolas a aeroportos

Na Domaine Carneros, vinícola na Califórnia (EUA), a Schneider Electric instalou uma microrrede que mantém a produção energizada durante interrupções, diminui custos e reduz emissões. O sistema engloba painéis solares, armazenamento em bateria e controles gerenciados pelo software EcoStruxure™.

A solução economiza mais de US$ 70.000 por ano, reduz o consumo de combustível do gerador em 70% e produz energia limpa suficiente para abastecer mais de 100 residências, propiciando uma produção de vinho ininterrupta e de alta qualidade.

Além disso, no Terminal Um do Aeroporto JFK, em Nova York (EUA), a AlphaStruxure – joint venture entre a Schneider Electric e o Carlyle Group – está construindo uma das maiores microrredes aeroportuárias dos Estados Unidos. Esse sistema inovador fornecerá energia resiliente e de baixo carbono ao terminal, assegurando operações ininterruptas para milhões de passageiros e ajudando o aeroporto a atingir suas ambiciosas metas de sustentabilidade.

Esses exemplos refletem os pontos fortes destacados nas tabelas de classificação da Guidehouse Research, em que a Schneider Electric obteve a maior pontuação geral de 90,5 para integradores de microrrede, com classificações de destaque em Visão (91,8) e Execução (89,3).

Eventos climáticos extremos, infraestrutura de rede obsoleta e volatilidade global dos preços da energia são uma realidade atual, o que aumenta a pressão sobre as empresas para proporcionar a continuidade do fornecimento de energia, diminuir as emissões e controlar os custos. As microrredes são, portanto, essenciais para as operações.

— Khaled Fakhuri, vice-presidente Sênior de Microrredes da Schneider Electric

A liderança da Schneider Electric está ancorada em sua plataforma EcoStruxure™, que integra hardware, software e serviços para fornecer soluções de microrrede escaláveis e padronizadas. Com mais de 400 microrredes implementadas globalmente, a empresa atende clientes comerciais e industriais, agências governamentais e comunidades remotas.

As microrredes não são mais soluções de nicho; elas estão sendo fundamentais para a forma como a infraestrutura crítica e as operações comerciais gerenciam a energia. À medida que as organizações encaram uma pressão crescente para garantir a continuidade, controlar custos e modernizar sistemas legados, a capacidade de instalar microrredes flexíveis e orientadas por software está transformando a estratégia energética de reativa para resiliente.

— Grant Samms, analista de Pesquisa da Guidehouse Research

Marcado:

Deixe um Comentário