A Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), com mais de 500 integrantes, oferece especialistas para análises sobre o sistema eleitoral e a democracia brasileira.
O que é a ABRADEP?
Fundada em 2015, a ABRADEP reúne especialistas em eleições, partidos políticos e instituições democráticas, incluindo advogados, magistrados, membros do Ministério Público, servidores da Justiça Eleitoral, professores, comunicadores e cientistas políticos.
A entidade se dedica a estudos e debates sobre temas como reformas eleitorais, financiamento de campanhas, combate à corrupção, participação feminina e diversidade, transparência, desinformação e liberdade de expressão. Além disso, oferece análises especializadas sobre resoluções do TSE, julgamentos relevantes e mudanças legislativas que impactam o processo eleitoral.
Atuação e Coordenação
Com sede em Brasília e coordenação nacional exercida pelo advogado Sidney Neves (gestão 2025–2027), a ABRADEP se consolidou como fonte técnica e apartidária para jornalistas que buscam informações e contextualização sobre o sistema político-eleitoral brasileiro.
Disponibilidade para a Imprensa
Jornalistas interessados em pautas sobre eleições, política, campanhas, partidos e democracia podem contar com os especialistas da ABRADEP para entrevistas, análises e artigos de opinião.






