O Serpro está preparando o lançamento do ConversAÍ Studio, uma solução de inteligência artificial generativa voltada, principalmente, ao setor público. Criada pelo Centro de Excelência (CoE) em Ciência de Dados e IA da empresa, a ferramenta permitirá que órgãos governamentais tenham seu próprio chat GPT, interagindo com seus documentos e bases de conhecimento, de maneira simples, rápida e, sobretudo, com segurança, governança e soberania sobre os dados.
ConversAÍ Studio: a solução para dados estratégicos e sensíveis
O gerente do CoE, Carlos Rodrigo Fonseca Lima, apresentou a novidade durante a Semana de IA do Serpro, destacando que a ferramenta foi desenvolvida como uma resposta à necessidade de garantir soberania e governança sobre dados públicos. “O ConversAÍ Studio é a solução do Serpro que vai resolver quando você precisa conversar com os seus dados estratégicos e sensíveis. É uma ferramenta que permite usar modelos de IA generativa com segurança, dentro da nossa infraestrutura”, explicou.
Uma conversa segura e soberana
Mais do que um simples assistente de conversas, o ConversAÍ Studio representa uma implementação de RAG as a Service (sigla para Retrieval-Augmented Generation). Essa arquitetura combina modelos de linguagem generativa com bases de conhecimento específicas de cada órgão, permitindo que agentes de IA atuem como verdadeiros assistentes digitais.
O ConversAÍ Studio opera sobre a plataforma de IA generativa do Serpro. Com a nova ferramenta, a estatal de TI cria uma solução pronta para uso pelos órgãos públicos, que poderão disponibilizar assistentes de IA com acesso controlado aos seus conteúdos institucionais. Assim, o servidor poderá consultar normas, regulamentos, contratos ou dados administrativos por meio de perguntas em linguagem natural, sem que essas informações saiam do ambiente tecnológico do governo.
“Quando você joga a sua base de conhecimento dentro da ferramenta, ela gerencia o uso de acordo com o seu contexto de negócio. Pode ser uma divisão, um departamento ou toda a instituição. Tudo com governança e segurança dos dados”, afirmou Carlos Rodrigo. O gerente ainda destaca que a solução também poderá ser contratada pelo setor privado, aplicada ao objetivo específico da empresa.
Inteligência artificial para ampliar a produtividade
Esses agentes são capazes de responder perguntas complexas, resumir documentos, cruzar informações e oferecer respostas contextualizadas, de acordo com a realidade e o vocabulário técnico de cada instituição pública. Na prática, a solução ajuda o servidor a encontrar rapidamente normas, dados ou procedimentos administrativos, economizando tempo e aumentando a eficiência do trabalho diário.
Além de aumentar a eficiência no trabalho de análise e pesquisa, a solução também se destaca pela preocupação com a segurança da informação. “Eu sei que é legal demais usar as ferramentas populares de IA para fazer análises, responder e-mails ou tratar documentos. Mas elas não devem ser usadas para informações corporativas, protegidas. Quando você executa uma tarefa no nosso ambiente, temos a garantia de que a informação não será ‘vazada’”, reforçou.
Estratégia de IA do Serpro
O ConversAÍ Studio representa mais um avanço na estratégia de inteligência artificial soberana conduzida pelo Serpro. A empresa vem investindo em infraestrutura de alto desempenho, protocolos seguros de integração entre modelos e sistemas, além de pesquisas para desenvolver modelos próprios de linguagem treinados em português, voltados a diferentes domínios de negócio do setor público.
Toda a arquitetura é construída sobre modelos open source, como Mistral, Llama, Gemma, GPT OSS e DeepSeek, trabalhados e executados no SerproLLM, o ecossistema de IA generativa da empresa. O projeto foi desenvolvido com recursos e infraestrutura já disponíveis no Serpro. Toda a execução ocorre em servidores com GPUs de alto desempenho, localizados em datacenters da própria empresa, o que impede o tráfego de informações sensíveis para fora do ambiente governamental.
Para o gerente Carlos Rodrigo, com o lançamento do ConversAÍ Studio, o Serpro passa a oferecer ao governo brasileiro uma ferramenta capaz de unir inovação tecnológica, segurança e independência, fortalecendo o uso responsável da inteligência artificial na administração pública.
Semana de IA do Serpro
O evento foi realizado em outubro, na sede da empresa, em Brasília, cumprindo o objetivo de promover a discussão e o compartilhamento de experiências com palestras de especialistas de governo, empresas de TI e profissionais de mercado, além de workshops para apresentar cases reais, direcionamentos estratégicos e tendências globais na área.
Quer ver tudo o que rolou na Semana de IA do Serpro? Acesse o canal da empresa no Youtube e assista.






