Greg Heffley está de volta, e a festa promete ser insana! No 20º volume de “Diário de um Banana”, a série best-seller de Jeff Kinney, o protagonista enfrentará um aniversário cheio de imprevistos.
Aniversário em meio ao caos
Greg estava preparado para comemorar mais um ano de vida sem problemas. No entanto, sua família esquece a data e prefere um concurso de tortas na igreja à sua festa surpresa. Decidido a não deixar a data passar em branco, ele planeja uma nova comemoração, mas tudo se transforma em uma grande confusão: convidados inesperados, brincadeiras desconcertantes e um desejo difícil de realizar: ganhar o raríssimo card das MicroCriaturas, a nova obsessão da cidade.
Além disso, Greg precisa lidar com a vergonha de ser “o menino esquecido”, já que o vídeo de seu aniversário frustrado viraliza nas redes sociais. Assim, ele encara dilemas típicos da pré-adolescência: o medo de crescer, a vontade de ser notado e a decepção de ver seus planos desmoronarem.
Reflexões sobre amadurecimento
Em “Diário de um Banana: Festa Insana”, Jeff Kinney mostra que o universo de Greg continua atemporal, repleto de trapalhadas, ironia, caos familiar e muito humor.
Quando a gente é criança, precisa fazer cada aniversário valer a pena porque, quando você vai ver, já virou adulto e a festa acabou.
— Diário de um Banana: Festa Insana, p. 3
Em meio a um bolo perdido, crises existenciais e uma caça ao tesouro digna de reality show, a narrativa em formato de diário traz um lado cômico e ácido ao retratar a vida como ela é: confusa, exagerada e, acima de tudo, divertida.
Lições valiosas
Kinney ainda compartilha reflexões com os jovens leitores sobre expectativas, amadurecimento e o que realmente faz os momentos especiais valerem a pena. “Festa Insana” mostra que o valor de uma celebração não está nas surpresas ou em ganhar presentes, mas nas pessoas que continuam por perto e dão apoio quando tudo dá errado.
Os livros da série “Diário de um Banana” foram traduzidos para 62 idiomas e distribuídos em 74 países, com mais de 275 milhões de exemplares vendidos mundialmente. No Brasil, a coleção ultrapassa a marca de 14,3 milhões de cópias comercializadas.




