O lendário capitão Paul Watson, fundador da Sea Shepherd e símbolo mundial da conservação marinha, foi o convidado de honra de um encontro beneficente realizado na quinta-feira (6), no Hotel Janeiro, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O evento, promovido pela Sea Shepherd Brasil em parceria com o Hotel Janeiro, Naveia e o Instituto ReCover, reuniu empresários e ambientalistas engajados na proteção do oceano. O estilista e empresário Oskar Metsavaht, Embaixador da Sustentabilidade e da Década do Oceano 2021–2030 da UNESCO, foi o anfitrião da noite, realizada no hotel que administra ao lado da família. Entre os convidados, marcaram presença Kena e Emília Marubo, indígenas do Vale do Javari, o ator Klebber Toledo, a velejadora Tamara Klink, e os empreendedores e ativistas Raul Santiago, Ricardo Marin e Patricia Lima.
Mobilização pela vida marinha
Paul Watson veio ao Brasil para uma extensa agenda de mobilização, que tem acontecido desde o final de outubro e seguirá até a COP30, em Belém (PA), onde o ativista participará de debates e ações pela proteção da vida marinha. Na última semana, Watson também visitou o cacique Raoni, no Xingu, em apoio à campanha “Sem azul não há verde”, da recém-criada aliança SOS Oceano.
Durante sua visita ao país, o ativista foi surpreendido com um novo pedido de prisão do governo japonês, motivado por suas ações contra a caça de baleias. O caso está sob análise do governo brasileiro.
“Defender o oceano nunca será crime”, declarou Watson, que segue para o Pará levando a mensagem de que sem oceano saudável, não há futuro possível para o planeta.






