A Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (APESP) acaba de eleger a chapa “Diálogo e Ação” com a maior votação em chapa única de sua história. José Luiz de Souza Moraes foi reconduzido à presidência para o biênio 2026/2027 com 87,29% dos votos. O resultado expressivo demonstra o alinhamento da carreira em torno de pautas estruturantes da Advocacia Pública paulista.
Nova diretoria e desafios
À frente de batalhas essenciais à valorização dos procuradores e ao fortalecimento das políticas de Estado, a nova diretoria assume com grande respaldo político e capital institucional. Assim, poderá avançar em temas sensíveis no Judiciário e no Executivo. Este movimento pode redefinir o papel da Advocacia Pública em um momento crucial para o serviço público, incluindo as discussões da Reforma Administrativa.
A eleição ocorreu nesta quarta-feira (19), marcando um momento histórico para a APESP. A chapa “Diálogo e Ação” obteve 797 votos, alcançando 87,29% do total de 913 votantes. O pleito ainda contabilizou 56 votos em branco (6,13%) e 60 votos nulos (6,57%), reforçando o alto nível de participação da carreira.
Agradecemos muito o apoio e a confiança dos Procuradores do Estado de São Paulo que votaram de forma maciça em nossa chapa. Contaremos com uma relevante legitimidade para continuar o trabalho pelo fortalecimento da PGE-SP e pela valorização da nossa carreira.
— José Luiz Souza de Moraes, presidente reeleito da APESP
Atuação intensa e estratégica
Moraes ressaltou que o novo ciclo será de atuação intensa e estratégica. “A nossa luta será em todas as frentes: junto ao Gabinete, ao Executivo paulista e ao Legislativo (estadual e federal). Teremos muitos desafios, mas vamos em frente e unidos em prol da causa da Advocacia Pública”, completou.
A nova diretoria assume com a missão de consolidar avanços institucionais e ampliar o diálogo entre Procuradores, o Poder Público e a sociedade civil. A votação ocorreu eletronicamente, com postos de acessibilidade nas sedes Administrativa e Social.
Composição da nova diretoria
A nova Diretoria é composta por:
- Presidente: José Luiz Souza de Moraes
- Vice-Presidente: Vera Wolff Bava
- Secretária Geral: Isabelle Maria Verza
- Diretor Financeiro: Fabrizio de Lima Pieroni
- Diretora Social e Cultural: Yara de Campos Escudero Paiva
- Diretor de Previdência e Convênios: Julio Rogério Almeida de Souza
- Diretora de Esportes e Patrimônio: Ana Paula Ferreira dos Santos
- Diretor de Comunicação: Eduardo Canizella Junior
- Diretora de Assuntos Legislativos e Institucionais: Tatiana Gaiotto Madureira
- Diretor do Interior e Unidades Fora da Capital: Renan Oliveira e Rainho Cunha
- Diretor de Prerrogativas: Carlos Roberto Marques Junior
- Diretora de Assuntos dos Aposentados e Pensionistas: Sandra Regina de Souza Artioli
O Conselho Assessor será composto por Maria Sylvia Zanella Di Pietro, Flavia Cristina Piovesan e Marcelo de Aquino, enquanto o Conselho Fiscal terá Vanderlei Ferreira de Lima, Gerson Dalle Grave e Marcel Felipe Moitinho Torres.






