A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) prevê que mais de 50 distribuidoras de energia elétrica no Brasil passarão por revisão tarifária até 2028. O objetivo é garantir o equilíbrio entre tarifas justas para o consumidor e uma remuneração adequada para as empresas, assegurando recursos para operar, investir e manter a qualidade do serviço.
Desafios da Revisão Tarifária
Apesar de sua importância, a revisão tarifária depende de um levantamento robusto de dados pelas distribuidoras. Isso pode ser um desafio caso as organizações não possuam bancos de dados atualizados e consistentes.
André Sih, Founder & Managing Partner da Fu2re, scale-up especializada em soluções de IA e visão computacional para as indústrias de energia, óleo e gás, explica a importância da organização das informações. “Informações desorganizadas podem resultar em problemas regulatórios, atrasos e prejuízos financeiros. Além disso, processos manuais podem levar anos para mapear centenas de milhares de ativos, estando sujeitos a falhas humanas. Por isso, é importante começar esse levantamento o mais rápido possível, e o uso de ferramentas tecnológicas pode ajudar nesse cenário”, afirma.
Soluções Tecnológicas para Otimização
Considerando os próximos passos para a revisão, a Fu2re desenvolve soluções tecnológicas que otimizam esse tipo de processo. Entre elas, o SmartAssets realiza o mapeamento dos ativos de iluminação pública utilizando o Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) integrado, garantindo precisão, confiabilidade e eficiência.
Através de imagens 360° captadas em campo e processadas por algoritmos de visão computacional, o SmartAssets possibilita o mapeamento, identificação e atualização dos ativos de maneira mais rápida e prática. Essa dinâmica transforma imagens em informações georreferenciadas de alta precisão, prontas para integração com sistemas GIS e conforme o modelo exigido pela ANEEL.
Vantagens do SmartAssets
De acordo com o executivo, o SmartAssets é até 100 vezes mais rápido se comparado aos métodos convencionais no processo de gestão e mapeamento das redes de distribuição. “Em alguns casos, o levantamento é realizado com um carro equipado com câmeras de alta precisão. Já em locais de difícil acesso, esse esquema pode ser feito via aplicativo. No entanto, independentemente do método utilizado, a rapidez é garantida, sendo que os dados são entregues às utilities já da forma que as normas da ANEEL pedem”, explica.
Saiba mais sobre o SmartAssets em https://fu2re.com.br/






