Home / Social / Feira do Livro do Degase promove leitura e ressocialização

Feira do Livro do Degase promove leitura e ressocialização

Feira do Livro do Degase promove leitura e ressocialização

O projeto ‘Uma Nova História’ promove, nesta quinta-feira, 13 de novembro, uma Feira do Livro na ala feminina do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), localizado na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. A iniciativa é fruto da parceria entre o departamento e a Galera Record.

Essa colaboração já rendeu concursos de poesia, visitas ao parque gráfico da editora e até uma excursão de egressas para a Bienal do Livro. Além disso, o projeto já doou mais de 2 mil exemplares para a biblioteca da ala feminina, promovendo leituras coletivas mensais e outras atividades de incentivo à leitura.

Livros como ferramenta de transformação

De acordo com Rafaella Machado, editora-executiva dos selos Verus e Galera Record, o projeto acredita no poder dos livros para a ressocialização dos jovens em medida socioeducativa.

Enquanto muita gente condena os jovens infratores, acreditamos no poder dos livros e na ressocialização dessas crianças.

— Rafaella Machado, editora-executiva dos selos Verus e Galera Record

Incentivo à leitura

O evento acontece nesta quinta-feira (13), às 13 horas.

A experiência de quem viveu o projeto

O projeto ‘Uma Nova História’ já transformou a vida de muitos jovens. Uma ex-participante compartilhou seu depoimento sobre o impacto da iniciativa:

Tenho 17 anos e sou do Rio de Janeiro. Atualmente estou no ensino médio, e posso dizer que um dos momentos mais marcantes da minha vida foi o dia em que o pessoal da Record me levou à Bienal do Livro. Foi ali que eu realmente enxerguei o mundo da literatura.

A jovem também destaca a importância da leitura em sua vida.

Depois de passar por uma medida socioeducativa, descobri que ler não é só algo comum ou divertido é algo que abre a mente, desperta emoções que a gente nem sabia que existiam e faz imaginar mil coisas diferentes. A leitura me mostrou que sempre existe um novo começo, uma nova forma de ver a vida.

Atualmente, ela escreve o próprio livro e sonha em publicá-lo.

Hoje, eu escrevo meu próprio livro. Quero publicá lo de forma gratuita, só pra que as pessoas possam conhecer um pouco da minha criatividade e se tudo der certo e eu alcançar a meta que quero, o meu próximo passo será lançar um livro físico, feito pra ser comprado. É um sonho que carrego comigo e que nasceu lá atrás, no dia em que descobri o poder que um livro pode ter.

Marcado:

Deixe um Comentário