Ir para o conteúdo
Publicidade
jornow.com
jornow.com

Tudo o que você precisa saber.

Filmes

>>Filmes em Cartaz no Brasil

>>Filmes na minha cidade

>>Trailers

Cinemas


Política de Privacidade
Política de Cookies

  • Filmes
    • Filmes em cartaz no Brasil
    • Filmes na minha cidade
    • Filmes por gênero
    • Programação por cidade
    • Trailers
  • Cinemas
quarta-feira, novembro 26, 2025
Home / museu / Museu Vale destaca línguas africanas e herança cultural em catálogo
  • Cultura
  • Exposição
  • museu

Museu Vale destaca línguas africanas e herança cultural em catálogo

novembro 21, 2025
Museu Vale destaca línguas africanas e herança cultural em catálogo

As vozes africanas que ressoam no português do Brasil ganham destaque no catálogo da exposição “Línguas africanas que fazem o Brasil”, em parceria com o Museu da Língua Portuguesa. O lançamento incluiu um encontro entre o curador Tiganá Santana e os artistas capixabas Castiel Vitorino Brasileiro, Natan Dias e Jaíne Muniz, cujas obras integram a mostra. O evento ocorreu no Palácio Anchieta, como parte do programa público da exposição, e exemplares do catálogo foram distribuídos gratuitamente.

Diálogo sobre vozes e memórias

A conversa promoveu uma reflexão sobre as vozes, gestos e memórias que moldaram o português falado no país, celebrando a presença africana na arte, na língua e nas expressões cotidianas.

Segundo Claudia Afonso, diretora do Museu Vale, a publicação expande o diálogo iniciado na exposição. “O catálogo é uma extensão viva da exposição, registrando reflexões, diálogos e imagens de ‘Línguas africanas que fazem o Brasil’, permitindo que o público continue o contato com as ideias apresentadas”, afirma.

Influências africanas no português brasileiro

Em cartaz no Palácio Anchieta até 14 de dezembro, a exposição investiga as influências africanas nas linguagens, vocabulário e pronúncia do português falado no Brasil. O português brasileiro, com seus diversos modos de expressão, possui conexões profundas com línguas da África Subsaariana, como o iorubá, o eve-fon e as do grupo banto, legado de cerca de 4,8 milhões de africanos trazidos ao Brasil entre os séculos XVI e XIX.

Cultura e legado

Além da língua, essas influências se manifestam em diversas expressões culturais, como música, arquitetura, festas populares e rituais religiosos. A exposição apresenta instalações sonoras, produções audiovisuais, símbolos Adinkra e materiais como búzios, criando um espaço de memória e celebração que conecta passado e presente, oralidade e escrita. O resultado é uma experiência imersiva que valoriza as heranças afrodiaspóricas em constante transformação.

A exposição “Línguas Africanas que fazem o Brasil” está aberta para visitação de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h, com classificação livre e recursos de acessibilidade. Visitas educativas para escolas podem ser agendadas pelos telefones (27) 3636-1031 e (27) 3636-1032 ou pelo e-mail [email protected].

“Línguas africanas que fazem o Brasil” é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale e do Museu Vale, com concepção do Museu da Língua Portuguesa, patrocínio da Vale e apoio do Governo do Estado do Espírito Santo.

Share this Article
Marcado:catálogoCultura Brasileiralínguas africanasmuseu valepalácio anchieta
Previous Article
Economia circular: Guia do MMA acelera projetos em municípios

Economia circular: Guia do MMA acelera projetos em municípios

Next Article

Contadores devem revisar processos para evitar perdas fiscais

Contadores devem revisar processos para evitar perdas fiscais
admin

Related Posts

Filme 'Papagaios' estreia no Rio em mostra gratuita
Filme ‘Papagaios’ estreia no Rio em mostra gratuita
novembro 25, 2025
Quase Deserto: filme de Belmonte estreia em novembro nos cinemas
Quase Deserto: filme de Belmonte estreia em novembro nos cinemas
novembro 25, 2025
Sarney relança obras na Academia Brasileira de Letras nesta quinta
Sarney relança obras na Academia Brasileira de Letras nesta quint ...
novembro 25, 2025

Deixe um Comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Copyright © 2025 jornow.com | Desenvolvido por Revista de Notícias X
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}